Na segunda-feira (16), por volta das 20h, a Polícia Militar foi acionada para registrar um Boletim de ocorrência de Estelionato consumado, fato este ocorrido em um estabelecimento comercial localizado no centro de São Miguel do Oeste, tendo o autor realizado a compra de eletrodomésticos e demais utensílios e pago por pix falso.
Chegando no local a guarnição conversou com o solicitante, gerente do estabelecimento, o qual relatou que na manhã de segunda-feira, um de seus vendedores atendeu um homem interessado em comprar alguns eletrodomésticos e utensílios, que negociaram tendo o vendedor fechado a venda. Que o suspeito pagou a compra de mais de dez mil reais por PIX, o qual enviou o comprovante.
Ainda, conforme o solicitante, as mercadorias adquiridas pelo homem foram entregues em um endereço que ele passou ao vendedor. Posteriormente, o vendedor e demais colaboradores da loja observaram algumas divergências no comprovante e constataram que o valor não havia sido creditado na conta, pois o estelionatário fez o PIX AGENDANDO, informação esta suprimida no comprovante. O vendedor entrou em contato com o suspeito o qual relatou que iria verificar com o seu banco e que até o final do dia, o valor iria ser transferido, fato este que não ocorreu.
Durante a confecção do Boletim de ocorrência, os policiais constataram que o autor é o mesmo que vitimou vários comerciantes e pessoas físicas nas últimas semanas em São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar realizou rondas e buscas, mas o mesmo, até o momento não foi localizado. Foi confeccionado o boletim de ocorrência, anexado imagens, dados e informações do autor.
A Polícia Militar ressalta e reforça o alerta sobre o crescente número de ocorrências de estelionato envolvendo o golpe do falso PIX em São Miguel do Oeste. Nos últimos dias, tanto comércios locais quanto pessoas físicas foram vítimas deste crime, cujo autor é residente no município. O modus operandi do golpista é sempre o mesmo: ele realiza compras em lojas ou adquire veículos e outros bens, alegando efetuar o pagamento via PIX AGENDADO.
Após a transação, ele envia um comprovante de pagamento, que, aparentemente, confirma a transferência. Contudo, ao verificarem a conta, os comerciantes descobrem que o valor não foi depositado e que o comprovante enviado era falsificado. Diante disso, a Polícia Militar orienta que os comerciantes e a população em geral tomem precauções extras ao receber pagamentos via PIX. É fundamental confirmar se o valor foi realmente creditado na conta antes de liberar produtos ou serviços.
A verificação deve ser feita de maneira minuciosa, evitando assim prejuízos e danos financeiros. Caso alguém seja vítima deste tipo de golpe, a orientação é que a ocorrência seja registrada imediatamente para que as devidas providências sejam tomadas. A PM reforça que, com a crescente utilização de métodos de pagamento como o PIX, é essencial que todos fiquem atentos para evitar cair em fraudes e golpes desse tipo.