Alguns clubes brasileiros como a dupla paulista Corinthians e Palmeiras e equipes europeias como o Torino da Itália e Olympique de Marseille da França, prestaram homenagens para a Chapecoense pelo dia 29 de novembro. Nesta sexta-feira (29), o acidente aéreo com a delegação do Verdão completa oito anos. Em 2016, o avião que levava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, em Medellín, capital da Colômbia, caiu perto de um local chamado Cerro El Gordo.
Ao todo, 71 pessoas foram vítimas da tragédia, entre atletas, comissão técnica, jornalistas, diretores e comissários de bordo. Apesar do grave acidente aéreo, seis pessoas sobreviveram. Dois tripulantes, três jogadores: o goleiro Jakson Follmann, o zagueiro Hélio Hermito Zampier Neto, o ‘Neto’ e o lateral Alan Ruschel (o único ainda em atividade) e o jornalista Rafael Henzel, que faleceu em março de 2019, vítima de um infarto.
Após o acidente, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016, depois de um ato de fair play do Atlético Nacional, da Colômbia.
Confira as homenagens
𝘜𝘯𝘪𝘵𝘪 𝘥𝘢𝘭 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘪𝘯𝘰, 𝘱𝘦𝘳 𝘴𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦 𝘢𝘮𝘪𝘤𝘪 💚
— Lega Serie A (@SerieA_BR) November 29, 2024
Oito anos da tragédia que uniu o mundo do futebol.
📸 IG: @TorinoFC_1906 | #PraSempreChape pic.twitter.com/488V7k1oNt
Ver essa foto no Instagram