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Polêmica em Chapecó: Projeto de Escolas Cívicas com inovação e tecnologia divide opiniões

Confira a coluna do Doutor em Ciências Contábeis e Administração, Givanildo Silva

Foto: Givanildo Silva | Doutor em Ciências Contábeis e Administração

Ouça a coluna:

Programa promete segurança e valores cívicos, mas gera debate sobre impacto no ambiente educacional

O município de Chapecó, em Santa Catarina, enfrenta um novo cenário no setor educacional com um projeto inovador que traz mudanças significativas à rede pública de ensino. O Programa Municipal de Escola Básica Municipal Cívica de Inovação e Tecnologia visa inserir valores éticos e cívicos, ampliando o suporte de segurança e promovendo o desenvolvimento dos alunos em diversas competências. A Escola Eli Maria Bellani, no bairro Efapi, será a primeira unidade a adotar o modelo, junto a Unochapecó.

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Uma nova abordagem na educação

Esse programa busca oferecer uma educação de qualidade com valores e segurança fortalecida, sob a coordenação da Secretaria de Educação de Chapecó. A proposta combina um currículo de ensino tradicional com ênfase em inovação, cívica e tecnológica, incorporando três idiomas – português, inglês e espanhol – para preparar os alunos para os desafios futuros e fortalecer o respeito às normas e à convivência pacífica dentro e fora do ambiente escolar.

Objetivos e diretrizes do programa

O programa propõe diretrizes que focam na educação cívica e no desenvolvimento integral dos alunos. Seus principais objetivos incluem:

  • Desenvolvimento de competências éticas e cívicas, incentivando o respeito às normas, a cidadania e a responsabilidade social;
  • Promoção de atividades que reforcem a cooperação e o respeito ao coletivo, visando preparar os alunos para o convívio social em conformidade com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Melhoria dos resultados nos Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com o objetivo de elevar o nível educacional e cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação.

O programa também pretende promover um ambiente escolar seguro, contribuindo para a construção de um espaço de cooperação e responsabilidade.

Novas perspectivas para alunos e professores

Além de fortalecer os valores cívicos, o projeto inclui atividades voltadas ao empreendedorismo e à resolução de problemas sociais e ambientais. A proposta busca incentivar os estudantes a se tornarem agentes de transformação social em suas comunidades, promovendo iniciativas criativas e sustentáveis. Com treinamentos contínuos para professores e profissionais, o modelo apresenta uma visão integrada que visa unir o ensino cívico e tecnológico, com foco em impacto social e sustentabilidade.

A Secretaria de Educação será responsável por definir as diretrizes e políticas do programa, incluindo a elaboração de um manual de condutas e regulamentos de uniformes escolares, que deverá seguir as orientações da nova metodologia.

Impactos e expectativas

O programa surge em um contexto onde a busca por melhorias nos indicadores educacionais e a criação de um ambiente mais seguro para os alunos são desafios constantes. A expectativa é que o projeto contribua para a redução da evasão escolar, aumente o desempenho acadêmico e promova um ambiente favorável ao desenvolvimento integral dos alunos. A avaliação do impacto será realizada de forma contínua, considerando a recepção da comunidade escolar e os avanços nos principais índices educacionais.

Com essa iniciativa, Chapecó pretende inovar no setor educacional, promovendo uma formação que alia segurança, valores cívicos e tecnologia. A cidade se torna pioneira em uma proposta de escolas cívicas e tecnológicas, esperando que a medida traga benefícios educacionais e sociais e que forme uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a comunidade.

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