🎧 Ouça a notícia
O delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza foi confirmado nesta terça-feira, 5 de novembro, como o próximo secretário-geral da Interpol, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar o cargo. A escolha foi confirmada durante a Assembleia Geral da organização, realizada em Glasgow, na Escócia. Urquiza assumirá a liderança em 2025, para um mandato inicial de cinco anos, que pode ser prorrogado por mais cinco.
Atualmente vice-presidente para as Américas, Urquiza é responsável por coordenar operações globais da Interpol no combate ao tráfico de seres humanos, ao contrabando de migrantes e à exploração sexual infantil na internet. Ele será o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a liderar a organização, que possui mais de 1.000 profissionais e é composta por corporações policiais de 196 países.
Natural de São Luís, no Maranhão, Urquiza é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e ingressou na Polícia Federal em 2004. Na PF, atuou em cargos estratégicos, incluindo a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Divisão de Cooperação Policial Internacional, consolidando sua carreira na área de segurança e cooperação global.
A Interpol tem como missão promover a colaboração entre forças policiais de diferentes países, facilitando investigações e operações transnacionais. A nomeação de Urquiza é vista como um marco para o Brasil e um reconhecimento do papel crescente do país na segurança global.