OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDE38 anos de HRO, maior pilar da saúde no Oeste de Santa...

38 anos de HRO, maior pilar da saúde no Oeste de Santa Catarina

Foto: Hospital Regional do Oeste: 38 anos salvando vidas!

🎧 Ouça a notícia

Fundado em 30 de outubro de 1986, o Hospital Regional do Oeste (HRO) nasceu de uma luta para garantir que a região Oeste de Santa Catarina contasse com um hospital de média e alta complexidade, proporcionando à população um atendimento especializado e de qualidade mais próximo de suas casas. Localizado em Chapecó, o HRO atende 132 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Administração e Missão

- Continua após o anúncio -

Desde 1997, o HRO é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Com uma gestão 100% comunitária e voluntária, a ALVF opera como prestadora de serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), comprometida em oferecer “cuidado de qualidade, seguro e humanizado”.

Referência em Alta Complexidade

O HRO é credenciado como referência em diversas áreas de alta complexidade, sendo fundamental para o atendimento de toda a região. As principais especialidades incluem:

– Ortopedia e Traumatologia: Tratamento de fraturas, luxações e traumas graves, com suporte de diagnóstico por imagem avançado.

Neurocirurgia e Neurologia: Atendimento a tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doenças da coluna, com suporte 24 horas.

Oncologia e Hematologia: Atendimento oncológico especializado para adultos e crianças, abrangendo 130 municípios, com tratamentos de alta precisão e tecnologia moderna.

Obstetrícia e Neonatologia: Referência em gestação de alto risco, com UTI Neonatal, Ucinco (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional) e Banco de Leite.

– UTIs Adulto e Neonatal: Estrutura moderna reconhecida com o Selo UTI Eficiente da AMIB e Epimed, estando entre as 179 UTIs mais eficientes do Brasil.

Impacto Regional e Estrutura

O HRO possui atualmente 306 leitos, sendo 252 disponíveis pelo SUS, e conta com 20 leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica e 10 de UTI Neonatal.

Em 2023, o hospital realizou 209.661 atendimentos e, nos últimos 5 anos, teve uma média de 22.000 internações, 109.000 atendimentos ambulatoriais, 672.000 exames laboratoriais, 116.400 exames de imagens e 11.322 cirurgias, sendo que mais de 92% dos atendimentos foram realizados pelo SUS. Outra marca impressionante é a de mais de 780 mil refeições servidas para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Expansão e Nova Estrutura

Em 2020, o HRO inaugurou uma nova estrutura anexa ao prédio original, com oito andares, ampliando sua capacidade de atendimento com serviços, como Recepção, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Laboratórios, Centro Cirúrgico, Hemodinâmica, Ambulatório de Quimioterapia, Internação Oncológica, UTI Adulto Endovascular e UTI Pediátrica.

Com essa expansão, o HRO continua a ser um dos maiores hospitais de Santa Catarina, reafirmando seu compromisso de oferecer atendimento de alta qualidade e ser um pilar essencial para a saúde de mais de 1,5 milhão de pessoas no Oeste e Meio Oeste do Estado.

Dona Nena encontrou na equipe do HRO o amparo para o tratamento do câncer em 2020

Dedicação que transforma e salva vidas

Nessas quase quatro décadas, o HRO é responsável por transformar a vida de muitas pessoas da região, que buscaram atendimento médico e encontraram acolhimento e cura.

É o caso da Rose Ignês Gobbi, a Dona Nena, de 66 anos. Em 2020, ela foi diagnosticada com câncer de mama e conta que encontrou no hospital a segurança que precisava para enfrentar os tempos difíceis da doença. “Quando cheguei no Regional, a equipe que me acolheu foi a decisiva para a minha cura, porque cheguei e me mostraram que lá eles estavam preparados para fazer qualquer tratamento,  já foram me dizendo ‘olha, a gente faz isso sempre, todos os dias da nossa semana e aqui a senhora vai ter 100% de cura’”, comenta.

Mesmo com as dificuldades encontradas, Dona Nena buscou nunca desanimar e manter o máximo possível da normalidade de sua rotina durante o tratamento. “Não hesitei nem um minuto em pensar que eu fosse morrer por causa disso. Também nunca deixei de pensar positivo e nunca deixei de trabalhar. Continuei com as minhas atividades normais, saía da quimio, vinha para casa tomar um banho, voltava para trabalhar, sempre com garra e determinação”, relata. 

A paciente, que está em remissão da doença e segue em acompanhamento no HRO, destaca a agilidade e a humanização como fatores fundamentais para sua cura. “O tratamento foi super rápido, cheguei com os exames, fizeram mais alguns e e em seguidinha fui para cirurgia, para quimio. Em um ano já estavam terminados os procedimentos do hospital”, conta.

O atendimento no HRO fez toda a diferença para Dona Nena, que lembra como era antes do hospital ser instalado na região. “Se não fosse o Hospital Regional, teríamos que nos deslocar para outros centros, Florianópolis possivelmente, e ficar lá por três, quatro meses sem saber o que vai ser e sem ver a família, porque todo mundo tem suas atividades e não pode largar o  trabalho para acompanhar a pessoa. Isso tudo graças ao hospital regional, esse pessoal maravilhoso que trabalha ali, essa dedicação e o tratamento tão rápido e tão vantajoso para o paciente. Do primeiro ao último funcionário, começando ali pela recepção, até o último funcionário, sempre fui tratada com o maior carinho, com a maior empatia, um tratamento super especial, então quero agradecer muito, do fundo do coração, e dizer que Deus os abençoe”, finaliza.

Nos 27 anos à frente do HRO, a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) tem se empenhado na busca por melhorias contínuas que garantam o atendimento das necessidades da comunidade regional com excelência e qualidade. “Celebramos com muita alegria e gratidão os 38 anos de história do nosso hospital, no qual os colaboradores se dedicam diariamente ao cuidado e bem-estar da população da região Oeste Catarinense. Nosso compromisso com a excelência é um compromisso com a vida. Sabemos da nossa responsabilidade em garantir que todos tenham acesso a assistência de qualidade e continuaremos dedicados a construir, junto com a comunidade e todos os parceiros, um futuro em que o cuidado com a saúde seja sempre nossa prioridade”, destaca o presidente da associação, Mauro Damo.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp