🎧 Ouça a notícia
Mais de 1,5 mil atendimentos foram realizados nos dois mutirões realizados pela Secretaria de Saúde de Chapecó, dentro da Programação do Outubro Rosa. Foram duas noites de atendimento ampliado para o público feminino, com o objetivo de prevenção e combate ao câncer, nos 26 Centros de Saúde da Família, dentro da Programa Outubro Rosa.
No dia 16 foram 532 atendimentos e, nesta semana, na quarta-feira (23), foram 1.014 atendimentos. Nos dois dias foram realizados 898 exames preventivos, 525 mamografias, 159 testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, hepatites B e C e Sífilis) e 228 vacinas.
Na quarta-feira também foi realizada um ação na Penitenciária, com a implantação de 19 Dispositivos Intra Uterinos (DIU), que é um método contraceptivo. Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer foi realizado, no dia 12 de outubro, um mutirão de inserção de DIUs, com 24 mulheres selecionadas através de seu Centro de Saúde da Família de referência.
De acordo com secretário de Saúde, João Lenz, é muito importante a realização de atividades de prevenção, para garantir a qualidade de vida, a longevidade e o bem-estar das mulheres. Chapecó tem uma população de 88.181 mulheres de 25 a 69 anos, idade que compõe o público-alvo.
O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre anualmente no mês de outubro, destinada à conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa começou nos Estados Unidos na década de 1990 e se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil. Durante esse mês, diversas ações são realizadas para informar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que é uma das mais comuns entre as mulheres.
A campanha enfatiza a importância do autoexame, mamografias regulares e a busca por orientação médica. Além disso, o simbolismo da cor rosa é utilizado em diversas ações, para criar um ambiente de apoio e solidariedade às pessoas afetadas pelo câncer de mama.
Além da prevenção e informação sobre o câncer de mama, historicamente este mês é referência para a abordagem da saúde da mulher como um todo, incluindo saúde reprodutiva, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, câncer de colo de útero e doenças crônicas. São abordados ainda temas de promoção da saúde através da prática de atividades físicas, alimentação saudável e atividades de lazer.