🎧 Ouça a notícia
Riscos Potenciais:
Na manha desta quinta-feira, por volta das 07h30 o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de de Tempestade de alto risco para a região Oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário..
Instruções:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Áreas Afetadas:
Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Serrana, Centro-Sul Paranaense
Nesta quinta-feira (24), a passagem de uma frente fria associada a um ciclone, que se forma em alto mar entre o Uruguai e o RS, deixa o tempo instável em toda Santa Catarina. Há condições para temporais em todas as regiões, que devem vir acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, granizo e intensas rajadas de vento. O risco é muito alto nas áreas de divisa com o RS e alto no restante do estado para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores e postes e alagamentos. Além dos temporais, o vento se mantém persistente, soprando do quadrante norte com rajadas entre 50 e 70 km/h. O amanhecer deve ser abafado e as temperaturas sobem rapidamente antes das chuvas, com máximas entre 27 e 30°C em praticamente todo o estado. Em áreas do Oeste, litoral e Alto Vale as máximas devem atingir cerca de 33°C.
Na sexta-feira (25), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme em Santa Catarina. Apenas entre o Planalto e o Litoral Norte o dia ainda deve amanhecer com chuva fraca. Os ventos seguem atuando com moderada a forte intensidade na metade leste do estado, principalmente nas áreas serranas. No Litoral Sul, a agitação marítima aumenta, com ondas na casa dos 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos e à agitação marítima. O amanhecer segue abafado no litoral e norte de SC, mas deve ter mínimas de 11 a 15°C no Grande Oeste e Planalto Sul. À tarde as máximas variam entre 25 e 28°C na maioria das áreas, chegando aos 30°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
No sábado (26), a atuação de uma massa de ar seco e frio mantém o tempo firme e com predomínio de sol na maior parte de Santa Catarina. Apenas no litoral, principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, deve haver maior nebulosidade e condições para chuvas ocasionais e de fraca intensidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As mínimas variam de 11 a 15°C no Grande Oeste e Planalto Sul e de 16 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais baixas em comparação aos dias anteriores, variando de 23 a 27°C na maioria das áreas e não passam dos 22°C no Litoral Sul. Apenas entre o Alto Vale e o norte do estado os termômetros podem se aproximar dos 30°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (27), a circulação marítima segue mantendo maior nebulosidade e chance de chuva fraca no litoral catarinense. Na segunda-feira (28), a atuação de uma área de baixa pressão volta a deixar o tempo instável e com condição para temporais isolados em SC.
Fonte : INMET e Defesa Civil