Na última semana de setembro, é comemorada a Semana do Rádio. Em Santa Catarina, a celebração é organizada pela Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). E hoje (11), estive iniciando as atividades de um projeto que fará com que pré-adolescentes da EEB Zélia Scharf, no bairro Presidente Médici, em Chapecó, sintam um pouco da responsabilidade que é fazer rádio.
O concurso “VC PodeCast” da Acaert busca colocar as rádios comerciais de Santa Catarina dentro das escolas, mostrando a força do meio rádio. Moisés Padilha, meu amigo e colega de trabalho, que me acompanha nesse projeto pela Condá FM, ressaltou aos alunos o quanto o rádio continua sendo decisivo para a vida da comunidade. Não teria sentido o Grupo Condá produzir um sistema de apuração paralela para as eleições em Chapecó, por exemplo, se não tivéssemos a característica da instantaneidade que só o rádio produz.
A internet também é instantânea, mas de outro modo. A responsabilidade de ser imediato cumprindo com legislações mais exigentes e uma política de proximidade com quem lhe oferece atenção faz do rádio um meio de comunicação único, e de impacto necessário para o debate público. É isso que buscamos na cobertura eleitoral, é isso que se busca diariamente em cada programa de cada emissora.
No rádio, a emoção das pessoas ganha vida. Seja por uma música, por uma notícia, por um lance esportivo, por uma saudação. Este meio se tornou voz dos anseios da comunidade, uma pedra no sapato de quem não gosta da democracia e da liberdade de expressão e opinião. Talvez seja por isso que muitos qualificam o rádio como uma ‘cachaça’. A necessidade de sempre estar perto do ouvinte, entendê-lo e receber seu carinho, de fato, embriaga quem trabalha nesse meio de comunicação tão importante.
Trimestre agitado no Parque da Efapi
A partir do dia 16 de outubro, três feiras irão atrair, pelo menos, 100 mil pessoas para o Parque de Exposições da Efapi. A primeira é a Expo Chapecó, primeira feira dedicada à bovinocultura de corte, que será realizada de 16 a 20 de outubro. O evento também irá dar espaço à ovinocultura e à bovinocultura de leite. Além dos animais em exposição, haverá rodeio, shows, feirão de veículos e exposição de máquinas e equipamentos.
De 30 de outubro a 3 de novembro, haverá a primeira edição da Feira Desbravalley. O projeto de ciência, tecnologia e inovação que expôs num espaço próprio dentro da Efapi 2023, agora se torna uma feira própria, com ampla infraestrutura e muitas novidades. E de 27 de novembro a 1º de dezembro, haverá a 18ª edição do Salão do Imóvel, em conjunto com a Techcon. Ainda, haverá a TMB Platinum, etapa final do calendário 2024 do tênis de mesa nacional, que ocorrerá de 6 a 15 de dezembro.
.