sábado, dezembro 21, 2024
InícioPolítica e CotidianoPor que o PL é o novo maior partido de Santa Catarina

Por que o PL é o novo maior partido de Santa Catarina

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Os resultados finais da eleição municipal em Santa Catarina apontam que o PL do governador Jorginho Mello fez o que parecia impossível: bater o MDB e ser o maior partido do Estado. São 90 prefeituras, que somam 46% da população, com a projeção de somar mais dois grandes municípios. O prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), e a prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), começam a receber convites para filiarem-se ao partido de Jair Bolsonaro.

Mas por que isso aconteceu? Foi uma responsabilidade exclusiva da ‘onda 22’ de dois anos atrás? Claro que não. Houve uma ação direta de Jorginho Mello para fortalecer o partido, e inclusive com o uso da máquina do Governo do Estado. Tudo começou com o projeto “Santa Catarina Levada a Sério, Mais Perto de Você”, que visitou as sedes das 21 associações de municípios do Estado durante o ano passado.

Ali, o governador Jorginho falou, olho no olho, com todos os 295 prefeitos de Santa Catarina. Como somos “animais políticos”, sabemos que as conversas não foram só para discutir os principais problemas de cada município. A articulação para as eleições de domingo passado também estava sobre a mesa, e pelo resultado das urnas, funcionou.

- Continua após o anúncio -

O objetivo do PL era conseguir 100 prefeituras. Conseguiu 90, mas o estrago foi suficiente para que o partido se tornasse o maior de Santa Catarina com folga. O MDB perdeu mais de 20 prefeituras no domingo, e irá governar 70 municípios, sendo em grande maioria de pequeno porte. Para se ter uma noção do enxugamento, o PSD, com 41 municípios, governará mais catarinenses do que o MDB. Isso só se reverte se Topázio efetivamente filiar-se ao PL

PSD fortalecido? Claro que sim!

Na sabatina pós-eleição que o programa Sala de Debates da Condá FM fez com João Rodrigues (PSD) ontem (7), o prefeito reeleito de Chapecó afirmou que o grande vencedor das eleições municipais deste ano em Santa Catarina foi o partido dele. Em parte, ele tem razão, por causa das maiúsculas vitórias da sigla em Criciúma e São José. No entanto, o PSD ainda é o quarto partido do Estado em número de prefeituras, ficando atrás do PL, do MDB, e do Progressistas, que chegou a 53 prefeituras, mantendo a terceira posição.

O fortalecimento do PSD no Estado se deve aos resultados pontuais citados anteriormente, e também ao resultado de João Rodrigues em Chapecó. O eleitorado apontou o prefeito da capital do Oeste como o novo líder da sigla no Estado, da melhor forma possível, através do voto. Mas, assim como o próprio João reconheceu na rádio, o fiel da balança para a disputa estadual de 2026 continua sendo o MDB. Quem estiver com o 15, provavelmente, e mais uma vez, estará com a Casa d’Agronômica.

Recadinhos

  • O Hospital Regional do Oeste (HRO) foi o único do Sul do Brasil a ser habilitado para participar de uma pesquisa internacional em cirurgia cognitiva acordada para ressecção de tumores cerebrais.
  • A neurocirurgia do HRO será visitada nos dias 15 e 16 de outubro pelo neurocirurgião Jesús Martín-Fernandez e pela neuropsicóloga Natália Navarro Peris, que virão da Espanha.
  • Hoje, esta ala cirúrgica do hospital é uma das melhores do país dentro da rede pública de saúde. Está a serviço da comunidade, com equipamentos de última geração e equipe médica qualificada.
  • Mais um motivo para que o poder público, de forma definitiva, resolva os problemas que ainda persistem no HRO, principalmente quanto à falta de leitos de UTI nos três níveis (adulto, pediátrico e neonatal).
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp