Faltando dois dias para as eleições municipais, seguimos com a análise de pelo menos parte dos três últimos debates entre os candidatos a prefeito de Chapecó. Começamos a análise do último debate, realizado ontem (3) entre João Rodrigues (PSD) e Pedro Uczai (PT). Lembramos que, nos dois debates de TV, por opção das empresas, o candidato Dadá Westphal (NOVO) não foi convidado.
Internação Involuntária
João Rodrigues questionou Pedro Uczai sobre o programa que instituiu a internação involuntária de pessoas com dependência química em Chapecó. O candidato do PT respondeu que sua aposta é no acolhimento, buscando moradia e capacitação profissional para essas pessoas logo após a internação. Na réplica, João afirmou que o projeto Renda Mínima de Uczai, enquanto prefeito, não trazia retorno à Prefeitura, defendendo o programa Frentes de Trabalho do atual governo.
Educação
Pedro Uczai perguntou a João sobre as obras para a educação na região da Efapi. O atual prefeito respondeu que as creches comunitárias entregues por Uczai em 2005 eram em porões, e que ele municipalizou todos os CEIMs. Especificamente para a zona leste, Rodrigues citou as obras em andamento do CEIM Mário Lanznaster e o projeto de uma nova creche para 400 crianças no loteamento Jardim do Lago.
Novamente, João argumentou que não consegue ampliar as vagas de ensino integral do jeito que o PT quer, ou seja, com os dois turnos na mesma estrutura escolar, e defendeu os centros de educação e esporte já construídos. Uczai, na réplica, afirmou que as taxas de alfabetização e matrícula no ensino público eram maiores na época do governo de esquerda, em comparação com a atual administração.
Agricultura
Pedro Uczai perguntou a João sobre as propostas para a juventude e as mulheres no campo. O candidato à reeleição respondeu que o asfalto rural é fundamental, valorizando as mulheres e jovens que vivem no interior, incentivando o turismo rural. A perfuração de poços artesianos de água também foi mencionada, e de alguma forma, Rodrigues conseguiu relacionar a obra do Autódromo Internacional com a agricultura. O candidato também mencionou a capacitação fornecida pela Prefeitura.
Uczai propõe a criação de cooperativas de energia solar para abastecer o meio rural, e colocar redes de internet banda larga de alta velocidade para o interior, e mencionou as pequenas agroindústrias que foram criadas durante o período que o PT governou Chapecó. João, na tréplica, afirmou que as estradas na época estavam péssimas, e que a agricultura familiar que prosseguiu após aquela política pública foi pelo esforço das famílias.
Saúde
João Rodrigues questionou Pedro Uczai sobre a forma como administrou a saúde básica em Chapecó. O candidato do PT mencionou a construção de postos de saúde, a valorização dos profissionais, e falou que João foi ‘desonesto intelectualmente’ ao afirmar que a maneira como foi conduzida a saúde municipal foi péssima.
O atual prefeito brincou que ‘deu um laço’ em 2004, quando ganhou a primeira eleição para a Prefeitura, e deixou Uczai nervoso. Na tréplica, o candidato do PT afirmou que a realidade da UPA 24h após a terceirização coloca em risco o atendimento das famílias com crianças de colo, e reforçou as promessas de construção de duas novas UPAs 24h e do Hospital Universitário.
Recadinhos
- Pela primeira vez na televisão, um debate entre candidatos a prefeito de Chapecó foi conduzido por uma mulher. Felicidades à Letícia Ferrari! Merece muito!
- Uma celebração a todos os intérpretes de Libras que trabalharam em todos os debates. Além de cumprir uma exigência legal, eles promoveram a democracia para todos!
- Todos os blocos do debate foram compostos de apenas uma pergunta por candidato. Uma situação bastante rara em debates, mas cada empresa faz as regras como bem entende.
- Hoje (4) é o último dia para propaganda eleitoral paga em redes sociais, jornais e revistas. O corpo a corpo, caminhadas e carreatas são permitidos até as 22h de amanhã (5).