OUÇA AO VIVO

InícioRobson SantosQuinta da Opinião: Chapecó de 2025 a 2028

Quinta da Opinião: Chapecó de 2025 a 2028

Leia a coluna do Dr. Robson Fernando dos Santos na Quinta da Opinião

Foto: Robson Santos | Especialista em Comunicação Política.

Pelo que se percebe pelas pesquisas eleitorais, em janeiro será um marco de continuidade de mais 04 anos para a gestão municipal de Chapecó/SC, portanto, é inevitável, questionar o que esperar para a maior cidade do Oeste Catarinense, a partir de 2025?

Buscando responder esse questionamento, eu ousaria em dividir o próximo quadriênio em dois, pois, em 2026, tudo leva a crer que teremos mudanças na cadeira de Prefeito do nosso município; tanto que neste pleito eleitoral, a expectativa pela escolha do vice prefeito na Chapa de João Rodrigues, fora considerável.

Neste cenário, creio que as próximas eleições darão o ritmo da gestão, pois nos 02 primeiros anos, mirando a majoritária, o Prefeito reeleito seguirá a passos largos quanto às obras, investimentos, desenvolvimentos e melhoria do serviço público, pois, tudo isso será necessário para mantê-lo em notoriedade política, pavimentando sua estrada para 2026.

- Continua após o anúncio -

Já nos últimos dois anos, sem dúvida alguma, o protagonismo será do vice prefeito Valmor Júnior Scolari, que buscará implantar e registrar suas digitais na administração municipal, pois, também visará o próximo pleito eleitoral de 2028.

Aliás, os dois próximos pleitos eleitorais têm tudo para serem empolgadíssimos, vez que confirmada a candidatura para Governo do Estado de Santa Catarina de João Rodrigues, ele será o principal opositor de Jorginho Mello, neste cenário, expectações maiores será no posicionamento de Jair Bolsonaro. Qual será seu tom na campanha eleitoral catarinense?

Já em outubro de 2028, há grandes possibilidades de uma campanha acirrada, com muitos candidatos, haja vista, que independentemente de ser Scolari ou qualquer outro candidato, apoiados por João Rodrigues, a competitividade eleitoral será mais equânime.

Obviamente que em termos de pleito eleitoral, de 2026 e 2028, muitas coisas podem ainda acontecer, a política é dinâmica e ao mesmo tempo volátil, mas irão dar o norte na condução da administração pública da Cidade de Chapecó/SC, quem ganha com isso? Indubitavelmente, o chapecoense!

Tanto João Rodrigues, quanto Valmor Scolari, assim como os demais políticos, que visem concorrer as eleições contra ambos, irão também que “mostrar serviço”, o convencimento do eleitorado será na demonstração da melhor capacidade de gestão e de superação ao oponente, então ganhamos todos.

Mesmo em nível de Governo de Estado de Santa Catarina, o atual governador vai precisar mostrar sua força, e, certamente, teremos uma presença maior de Jorginho Mello não só fisicamente, mas também, em obras, projetos e políticas públicas, que trarão investimentos consideráveis à Chapecó/SC.

Havendo um olhar especialmente mais apurado do atual governador em Chapecó/SC, a região toda também se beneficiará, justamente, por sermos um referencial importante, para todo oeste catarinense.

Quanto às eleições, defendo duas principais bandeiras, sou veemente contrário à reeleição e entendo que o ideal seria termos eleições unificadas, pois a cada 02 anos, o Brasil literalmente pára, porém, para tudo, existem ônus e bônus, e, nesta coluna busquei fazer uma leitura do copo meio cheio, das vantagens que serão os próximos dois pleitos eleitorais para Chapecó/SC.

De 2025 a 2028, temos tudo para termos ainda mais investimentos e melhorias, mas agora, não só em nível municipal, mas também estadual, e, até mesmo federal, pois em 2026, o PT também terá interesse na reeleição e/ou sucessão de Lula, na Presidência da República, e, para tanto, também irão precisar ser mais “generosos” com Santa Catarina, e, novamente, quem ganhará com essa disputa, seremos todos nós.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp