Na tarde desta terça-feira (01), o Instituto de Saúde Santa Clara, instituição filantrópica gestora do Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, de Chapecó (SC), se manifestou oficialmente após a morte de um bebê de sete meses. Conforme a nota oficial da instituição, a criança passou por procedimentos médicos no hospital, onde recebeu todo o cuidado da equipe, que é constantemente treinada e instruída quanto aos cuidados, procedimentos operacionais e normas de segurança que devem ser observados.
Na nota, o Hospital da Criança também divulgou que instaurou uma sindicância interna minuciosa para apurar todos os detalhes relacionados ao atendimento e avaliar com precisão as ocorrências e o quadro de saúde do paciente. Por fim, a instituição se colocou à disposição da família para prestar os devidos esclarecimentos e oferecer toda a assistência necessária.
Confira a nota divulgada pelo Hospital
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Instituto de Saúde Santa Clara, instituição filantrópica gestora do HOSPITAL DA CRIANÇA AUGUSTA MULLER BOHNER, vem a público apresentar esta nota de esclarecimento em razão de fatos que vêm sendo veiculados na mídia, bem como de questionamentos que estamos recebendo, acerca de uma criança que foi atendida neste Hospital Infantil.
É importante mencionar, desde já, que esta instituição de saúde não está autorizada a divulgar informações detalhadas sobre atendimentos médicos, tampouco situações envolvendo pacientes e prestadores de serviços.
Entendemos que questões relacionadas ao atendimento de nossos pacientes podem gerar especulações e interesse público, mas temos o compromisso com a privacidade e a confidencialidade dos dados de nossos pacientes.
Respeitando a privacidade da família envolvida e nos solidarizando com este momento de profunda dor, informamos que o Hospital realizou o atendimento de uma criança cujos pais buscaram a unidade. A criança passou por procedimentos médicos nesta Instituição, recebendo todo o cuidado de nossa equipe, que é constantemente treinada e instruída quanto aos cuidados, procedimentos operacionais e normas de segurança que devem ser observados.
Neste momento, é pertinente enfatizar que instauramos uma sindicância interna minuciosa para apurar todos os detalhes relacionados ao atendimento e avaliar com precisão as ocorrências e o quadro de saúde do paciente. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossa equipe de saúde para analisar os procedimentos realizados e verificar sua correta observância aos protocolos e normas adotados pela Instituição.
Nossa equipe está profundamente comprometida em manter a qualidade e a segurança dos cuidados que oferecemos, sempre adotando os mais rígidos protocolos médicos e hospitalares, bem como as melhores práticas.
O Hospital se coloca à disposição da família para prestar os devidos esclarecimentos e oferecer toda a assistência necessária.
Atenciosamente,