sábado, dezembro 21, 2024
InícioGERALChapecó está entre as dez cidades mais seguras do Sul do Brasil

Chapecó está entre as dez cidades mais seguras do Sul do Brasil

Recentemente a Guarda Municipal recebeu armas de choque, novas viaturas e um Ciber Dog, para auxiliar nas buscas em locais de difícil acesso; Confira:

Vista aérea da cidade de Chapecó. Foto: Jonatã Rocha / Secom

Chapecó (SC) está entre as dez cidades mais seguras do Sul, do Brasil, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024, que é de autoria da startup MySide que utiliza dados do IBGE e do Ministério da Saúde.

A Capital do Oeste Catarinense ficou na nona posição no Sul, com 9,5 homicídios para cada 100 mil habitantes, posição melhor do que Florianópolis e Joinville, por exemplo. A melhor colocada foi Jaraguá do Sul, com 2,8 homicídios para cada 100 mil habitantes. 

“Chapecó está entre as melhores cidades do Sul graças a uma série de fatores, entre eles a atuação integrada entre os órgãos municipais, estaduais e federais. A partir de 2021 foram realizadas ações conjuntas, otimizando forças e melhorando os resultados. Além disso, a Prefeitura investiu R$ 9 milhões em novas viaturas, renovação de armamento, treinamento e capacitação para a Guarda Municipal, além da contração de pessoal, dobrando o efetivo. A Prefeitura também entregou mais de uma dezena de veículos para as forças de Segurança do Estado, contribuíndo com estrutura para um serviço de excelência”, disse o diretor de Segurança Pública, Roger de Lima.

- Continua após o anúncio -

Recentemente a Guarda Municipal recebeu armas de choque, novas viaturas e um Ciber Dog, para auxiliar nas buscas em locais de difícil acesso.

O presidente do Conselho de Segurança do Município de Chapecó, Márcio Bueno, também ressaltou o trabalho em conjunto das forças de Segurança, tanto em operações quanto em planejamento das ações. Nesta semana inclusive foi realizada uma reunião com a presença do Ministério Público, falando sobre os números do município e estratégicas para buscar melhorar ainda mais. O Conselho foi criado por lei municipal em 2023 e conta com 13 representantes de órgãos de segurança do município e OAB.

“A criação do Conselho formalizou essa união de forças e permite fortalecer políticas públicas integradas, análise e compartilhamento de dados, sugestões de ações e medidas efetivas para melhorar a segurança dos munícipes”, disse Bueno.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp