Na tarde da última quarta-feira (11), a equipe da Rede Catarina de Chapecó (SC), composta pelo 3º sargento Marcelo Wundervald e pela soldado Grasila Koch, estiveram na cidade de Fortaleza (CE), para uma visita especial à Maria da Penha Maia Fernandes, ícone na luta pelos direitos das mulheres que dá nome à Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações de proteção às mulheres no Brasil.
O objetivo da visita foi apresentar a história e as atividades desenvolvidas pela Rede Catarina de Proteção à Mulher em Santa Catarina, destacando suas ações em prol das mulheres vítimas de violência doméstica.
Durante o encontro, os representantes da Rede Catarina compartilharam detalhes sobre o programa, que teve início em Chapecó, em 2016, e que completa oito anos em novembro. Desde então, a iniciativa já alcançou mais de 4 mil mulheres na cidade. A equipe também apresentou o botão do pânico, uma ferramenta importante que oferece uma linha direta de proteção às mulheres em situação de risco, as fiscalizações de medidas protetivas e os projetos desenvolvidos com mulheres acolhidas pelo programa.
Foi também apresentado o projeto protetores do lar, uma iniciativa desenvolvida nas escolas para trabalhar com adolescentes sobre a importância da prevenção à violência doméstica e a promoção de um ambiente seguro e respeitoso em casa.
Fotos de diversas atividades realizadas em todo o estado de Santa Catarina também foram apresentadas à Maria da Penha, que ficou muito feliz ao conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar de Santa Catarina por meio da Rede Catarina. Ela elogiou o empenho das equipes em todo o estado e destacou a importância das iniciativas em prol das mulheres vítimas de violência doméstica.
Maria da Penha também ressaltou a importância do “Botão do Pânico” e das orientações realizadas junto aos homens, uma atividade diferenciada do programa executado pela Polícia Militar de Santa Catarina, que visa promover a conscientização e prevenção da violência.