Governo federal avalia retorno do horário de verão para enfrentar a seca
O governo federal está considerando a volta do horário de verão como uma medida para enfrentar a seca que afeta o Brasil. O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a proposta pode ser uma “boa alternativa” para economizar energia e evitar desperdícios. Ele disse à imprensa na última quarta-feira (11) que é essencial adotar campanhas para economizar energia e reforçou que não haverá falta de energia. “Precisamos de todos para ajudar“, disse, destacando o crescimento das energias eólica e solar no país.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também mencionou que a volta do horário de verão está em avaliação para ajudar na modicidade tarifária e na segurança do setor elétrico. “Qualquer possibilidade que ajude a encontrar uma solução deve ser considerada”, afirmou.
O horário de verão, extinto durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) devido à falta de economia significativa, foi criado em 1931 para reduzir o consumo de energia elétrica e começava no primeiro domingo de novembro.