Por Extracomunica
O “Programa Mulher Segura”, lançado pela Polícia Civil de Santa Catarina na última segunda-feira, 26 de agosto, também está com ações no transporte coletivo urbano de Chapecó. Os ônibus da concessionária Auto Viação Chapecó estão com cartazes internamente e painéis externos no vidro traseiro para orientar e alertar quanto à violência contra mulher.
A campanha da Polícia Civil tem o apoio de entidades empresariais e outras instituições de Chapecó e do Estado, da Prefeitura Municipal de Chapecó e do Observatório Estadual da Violência Contra a Mulher. Além dos folhetos, cartazes, painéis e divulgação na imprensa, a iniciativa consta de mensagens de orientação em sacolas de supermercados, sempre com o slogan “Mulher Segura – Quando Acaba a Violência, recomeça a vida”.
Para alertar e contribuir com a segurança e o bem-estar das mulheres que utilizam o transporte público em Chapecó, os cartazes foram afixados no interior dos 93 ônibus que percorrem diariamente 25 linhas na cidade e localidades próximas, com 250 variações de trajeto. Além disso, como forma de captar a atenção painéis (busdoor) foram colocados na traseira de 12 ônibus, como forma de alertar usuários de outros veículos e a população em geral nas vias percorridas, que recebem a cada mês a média de 23,8 mil viagens dos coletivos, para o transporte médio mensal de 1 milhão e 242 mil passageiros.
COMO DENUNCIAR
O cartaz produzido pela Polícia Civil, que serve para fortalecer o combate a toda forma de importunação e assédio sexual, também apresenta os canais de denúncia dos agressores. Um desses canais envolve os telefones da Polícia Civil: 181 e (48)98844-0011. Denúncias também podem ser feitas pelos números de emergência 190 da Polícia Militar, 180 da Central de Atendimento à Mulher e 153 da Guarda Municipal de Chapecó.