O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou na última segunda-feira, 19 de agosto, um edital de licitação para a construção de vias marginais na BR-282 em Maravilha, oeste de Santa Catarina. A obra, que contará com um investimento de cerca de R$ 40 milhões do governo federal, tem como objetivo segregar o tráfego local do fluxo de longas distâncias, proporcionando mais segurança e fluidez para os mais de 7 mil motoristas que utilizam diariamente a rodovia.
O projeto abrange o trecho entre o km 604,3 e o km 607,7 da BR-282, com a inclusão de marginais em 3,4 quilômetros de extensão. Além das vias laterais, o plano prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Iracema, ciclovia, dispositivos de retorno e acessos, rótula alongada, pavimentação e sinalização, entre outros serviços.
A intenção do DNIT é solucionar um ponto crítico da rodovia, eliminando o conflito entre o tráfego local de Maravilha e o trânsito de longa distância. A expectativa é que as novas infraestruturas viárias melhorem a mobilidade e aumentem a segurança, especialmente na região do trevo de acesso principal ao município.
A abertura das propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 24 de setembro, e a empresa vencedora terá 18 meses para concluir as obras.