A rinite alérgica é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizada por inflamação da mucosa nasal devido a uma reação exagerada do sistema imunológico a alérgenos presentes no ambiente. Esta condição pode impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, causando sintomas desconfortáveis e persistentes.
A otorrinolaringologista, Dra Ellen Antoniolli, explica que, quando uma pessoa com rinite alérgica entra em contato com esses alérgenos, seu corpo libera histamina e outras substâncias químicas, provocando sintomas como espirros, coriza, congestão nasal, coceira nos olhos, nariz e garganta.
O diagnóstico da rinite alérgica é realizado com base na história clínica do paciente e em exames específicos. Inicialmente, o médico realiza uma anamnese detalhada, investigando os sintomas, a frequência e a intensidade das crises, além de antecedentes familiares de alergias.
Alguns exames: Testes de Alergia na Pele, Exames de Sangue e videonaso.
TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA
Dra Ellen destaca que o tratamento da rinite alérgica tem como objetivo controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, já que a doença é crônica.
Alguns tratamentos indicados: Evitar Alérgenos, uso de medicações especificas, imunoterapia, e cuidados ambientais. Se você suspeita que sofre de rinite alérgica, procure um especialista para uma avaliação completa e orientações sobre o melhor tratamento para o seu caso.
–
Dra Ellen Antoniolli, formada pela Universidade de Passo Fundo no ano de 2014.
CRM-SC 22896 RQE-SC 20184
Otorrinolaringologista pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Trata as patologias que acometem os ouvidos, o nariz e a garganta.
Instagram: @ellenotorrino
Fone: 49 98842-6064