OUÇA AO VIVO

InícioClic SaúdeClic Saúde: Doença silenciosa, o tumor de pulmão é a maior causa de...

Clic Saúde: Doença silenciosa, o tumor de pulmão é a maior causa de mortes por câncer no mundo

Confira mais informações com o Dr. Rovani José Rinaldi Camargo

Foto: Dr. Rovani José Rinaldi Camargo

Considerado o maior causador de mortes por câncer, as neoplasias malignas de pulmão possuem uma alta taxa de mortalidade para ambos os sexos. Em homens é a segunda maior incidência, perdendo apenas para o câncer de próstata, e a principal causa de mortes desta natureza. Nas mulheres é o terceiro mais comum, mas é a segunda causa de morte por câncer, superando inclusive o câncer de cólon.

Tabagismo e câncer de pulmão são a causa e consequência mais bem estabelecidas até hoje! Cerca de 85% a 90% dos pacientes com câncer de pulmão são fumantes, explica o cirurgião torácico Dr. Rovani Camargo. “Embora existam fatores genéticos entre parentes de primeiro grau e fatores ambientais, a principal causa é o cigarro”.

SINTOMAS
Esses tumores crescem de forma silenciosa e nos estágios iniciais os sintomas costumam ser inespecíficos, como mudanças no padrão da tosse, emagrecimento e fraqueza, por exemplo. São sintomas facilmente atribuídos a outras causas, retardando as suspeitas e o diagnóstico.

- Continua após o anúncio -

Por isso, aproximadamente 80% dos casos acabam sendo diagnosticados em fases mais avançadas da doença, reduzindo as opções de tratamento e a expectativa de vida. Contudo, esses 20% dos casos diagnosticados precocemente apresentam chances mais expressivas de cura.

Dr. Rovani explica que a recente evolução dos tratamentos com quimioterapia, radioterapia e a própria cirurgia, possibilitam um tempo maior com qualidade de vida para esses pacientes diagnosticados tardiamente. “O principal fator de chance de cura para o câncer de pulmão é o diagnóstico precoce”.  

Por conta disso, as entidades vêm enfatizando o rastreamento desta importante e frequente neoplasia. O exame com melhor desempenho neste aspecto é a tomografia computadorizada tórax de baixa dose. “Após a realização do exame, caso seja identificado um nódulo pulmonar, é necessário a avaliação de um especialista, pneumologista ou cirurgião torácico, para dar segmento na investigação”, comenta o médico.

 QUEM DEVE FAZER O EXAME?
Pessoas entre 50 e 80 anos de idade, tabagistas ativos ou que pararam de fumar nos últimos 15 anos, têm indicação de fazer o exame preventivo. 

Dr. Rovani José Rinaldi Camargo
CRM 11336 RQE 13132
@rovanicamargo
49 99137 9921

Natural de Laranjeiras do Sul (PR), graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas em 1998, concluiu residência médica em Cirurgia Geral pela Universidade Federal de Pelotas e em Cirurgia Torácica pela Santa Casa de Pelotas. Eleito como Conselheiro de Administração da Unimed Chapecó na gestão 2013/2016, além de exercer a função de Diretor Hospitalar. Eleito como Conselheiro de Administração da Unimed Chapecó e nomeado Diretor de Marketing e Relacionamento nas gestões 2016/2020 e 2020/2024. Cumpre mandato como Conselheiro de Administração da Unimed Chapecó na gestão 2024/2027.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp