A primeira corporação de bombeiros no Brasil foi criada por Dom Pedro II, no dia 02 de julho de 1856, por isso o Imperador foi consagrado patrono dos Corpos de Bombeiros Militares brasileiros e a data marcada como o Dia Nacional do Bombeiro. O Decreto Federal 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil.
Na mesma legislação foi instituído que durante a semana que compreende o dia 02, deve ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam as ocorrências.
Com a Proclamação da República, os Estados que possuíam melhores condições financeiras passaram a construir seus próprios Corpos de Bombeiros. As primeiras corporações foram criadas dentro de estruturas das Forças Estaduais, como eram chamadas as Polícias Militares.
Em Santa Catarina
No Estado, o Corpo de Bombeiros Militar foi criado pela Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919.
A primeira Seção de Bombeiros foi instalada em Florianópolis e contava com 27 praças e um oficial da Polícia Militar. Em 1958, a primeira expansão levou a corporação para o interior do Estado, com uma Estação de Bombeiro na cidade de Blumenau. Dois anos depois foi criado o Serviço de Salvamento Aquático, oferecendo mais segurança para as pessoas.
O serviço de socorro pré-hospitalar, que até hoje é uma rotina importante dos bombeiros, foi implementado em 1983, em Blumenau, e realizado por bombeiros socorristas.
Divisão de operações
No dia 13 de junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina deixou de integrar a estrutura organizacional da Polícia Militar e adquiriu status de corporação autônoma.
O Corpo de Bombeiros Militar evoluiu ao longo destes anos e está presente em 135 municípios com efetivo de cerca de 2.596 militares, modernas viaturas e equipamentos destinados a transporte de pessoas ou nas operações de resgate, combate a incêndio ou salvamentos diversos, além das aeronaves.
Assista;