A prefeitura de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, divulgou na tarde desta quinta-feira (09), um comunicado para os voluntários chapecoenses que irão para o Rio Grande do Sul, para auxiliar no resgate de pessoas, resgate de animais e higienização de casas. Conforme a Administração Municipal, essas pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de seu domicílio para realizar a vacina de pré-exposição à raiva e/ou vacina contra o tétano.
Confira: Mais de uma tonelada de medicamentos de Chapecó vão de avião e caminhão para o RS
Conforme a prefeitura, essa medida é importante devido à dificuldade de acompanhamento dos animais nos casos de mordeduras ou arranhaduras, também devido ao risco de contaminação por tétano nos locais de socorro.
Confira o comunicado
COMUNICADO PARA OS VOLUNTÁRIOS QUE VÃO PARA O RS
A Secretaria de Saúde de Chapecó orienta as pessoas que estão se dirigindo para o Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate de pessoas, resgate de animais e higienização de casas, para que procurem a unidade de saúde mais próxima de seu domicílio para realizar a vacina de pré-exposição à raiva e/ou vacina contra o tétano. Essa medida é importante devido à dificuldade de acompanhamento dos animais nos casos de mordeduras ou arranhaduras, também devido ao risco de contaminação por tétano nos locais de socorro.
Quem não puder ir durante o dia na unidade mais próxima de sua casa tem a opção das unidades com horário estendido de vacina, até 21h, no SAIC ou Efapi.