No último sábado (13), Chapecó promoveu o Dia D de vacinação, um esforço concentrado para imunizar a população contra a Influenza. Neste dia, foram administradas 3000 doses da vacina contra a gripe, além de outras 1050 doses de diferentes imunizantes. Com essa ação, a cidade alcançou uma cobertura vacinal de 23% na campanha contra a Influenza.
O Secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, destacou a eficácia da ação realizada no sábado, observando que houve uma procura significativa pelo atendimento. “Agora, nos próximos dias, teremos outras estratégias e as pessoas podem procurar mesmo não sendo no bairro de referência. Todas as estratégias estão disponíveis e abertas a todos”, comentou.
Para intensificar ainda mais a vacinação na cidade, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, implementou algumas medidas adicionais.
Uma das estratégias adotadas foi a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação nos Centros de Saúde da Família Efapi e SAIC. Além do horário habitual, essas unidades estarão atendendo das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, durante o período de 9 a 30 de abril.
Os demais Centros de Saúde continuam com seu horário de atendimento normal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, enquanto as unidades Jardim América, Santo Antônio, Leste e Vila Real funcionarão em horário estendido das 7h às 19h.
Adicionalmente, o vacimóvel estará em operação aos sábados e domingos no Ecoparque, das 14h às 18h, a partir de 20 de abril até 31 de maio.
Para complementar essas iniciativas, serão realizados os chamados “Corujões”, nos dias 16 de abril nos Centros de Saúde Cristo Rei, Sul e Belvedere, e no dia 30 de abril nos Centros de Saúde São Pedro, Norte e Quedas do Palmital, das 17h30 às 21h.