
A partir de amanhã, quarta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Chapecó estabelecerá um novo Ambulatório para o atendimento de pacientes com sintomas de Dengue e Covid-19, situado próximo ao Centro de Saúde do bairro SAIC, na rua João XXIII, n. 74. A unidade funcionará das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem interrupção ao meio-dia, contando com uma equipe técnica composta por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Segundo o secretário de Saúde, Jader Danielli, em face do aumento de casos de Dengue e Covid-19, a estrutura foi desenvolvida para complementar o atendimento aos pacientes sintomáticos, ampliando os serviços já prestados nos Centros de Saúde da Família (CSF) e nas unidades de urgência, como a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Pronto Atendimento Efapi – PA Efapi.
Na última semana, os atendimentos nas unidades de Atenção Básica e de Urgência e Emergência aumentaram em 30%, refletindo a preocupação com o cenário epidemiológico. Atualmente, Chapecó registra 124 casos de Dengue e 617 casos ativos de Covid-19, sem internações até o momento.
Diante desse panorama, a Secretaria de Saúde ativou a Sala de Situação após reunião com o prefeito João Rodrigues, formando um grupo de avaliação contínua dos casos, números e cenários para propor ações e estratégias de combate e atendimento aos pacientes.
Segundo Jader Danielli, a situação é de alerta, e as equipes já planejam medidas para enfrentar o cenário. Ele orienta a população a buscar atendimento médico em caso de sintomas, seja na unidade básica de saúde do bairro, por meio do serviço de telemedicina ou nos serviços de urgência e emergência.
“Não queremos gerar pânico nas pessoas, mas sim, alertar. Em casos de sintomas, procurar atendimento médico. Lembrar do uso do álcool em gel e da máscara, e não esquecer do repelente e da constante hidratação”, comentou. Entre as estratégias da equipe estão o aumento da capacidade de atendimento na Atenção Básica, observando os casos, realização de monitoramento e busca ativa dos pacientes, promover o alinhamento dos fluxos entre os serviços de saúde, capacitação dos profissionais, disponibilização de exames laboratoriais e testes. “Em caso de aumento na demanda por atendimento, estamos avaliando ainda a possibilidade de ampliação nos horários de atendimento e abertura de novo espaço”, afirmou.