Faleceu na segunda-feira (29), o menino Henrique Cesar Brandão Noack, também conhecido como Ike. Henrique sofreu uma recidiva precoce e agressiva da doença apenas 50 dias após o transplante.
O menino Henrique foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) em junho de 2023, uma doença grave e de alto risco. Ele passou por várias sessões de quimioterapia e um transplante de medula óssea em dezembro de 2023. Devido à gravidade de sua condição e às opções terapêuticas limitadas, a única alternativa disponível é a terapia com o medicamento Venetoclax, que é coberto pelo plano de saúde e tem um custo elevado.
Aos amigos, familiares e à comunidade que se uniram em solidariedade a Henrique e sua família, nossos sentimentos de pesar e nossa gratidão por todo apoio prestado.
Entenda o que é Leucemia Mieloide Aguda:
Segundo o Instituto Vencer o Cancêr, a leucemia mieloide aguda (LMA) é a super produção de células imaturas (que acabaram de nascer), também conhecidas por blastos (tipos de glóbulos brancos, responsáveis por combater as infecções). A doença pode acontecer em qualquer idade.
”Elas passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função, a de proteger o organismo contra as bactérias, vírus. Em grande quantidade na medula óssea, bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo, e plaquetas, que impedem as hemorragias). Por isso, sangramentos persistentes podem ser um sintoma comum. Por ser uma leucemia aguda, ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante dar início ao tratamento o quanto antes.” Explica o Instituto.