Foram 306.702 atendimentos de urgência e emergência; dispensados 904.908 medicamentos; realizados 133.824 exames laboratoriais e 95.710 mil atendimentos na área da saúde mental. Esses foram alguns números apresentados em um balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Chapecó, com os dados e atendimentos do ano de 2023.
O Secretário de Saúde, Jader Danielli, explica que a população cadastrada no sistema do SUS – Sistema Único de Saúde do município é de 280 mil usuários. E para atender a essa população, são necessários equipamentos, espaços físicos, profissionais e muito investimento da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.
Ele esclarece ainda que é importante prestar contas à população de todo o trabalho realizado, mostrar os números e ações realizadas.
“Os números representam a força, competência, união e profissionalismo da Rede de Saúde de Chapecó. Cada servidor integrante desta grande equipe é responsável pelo sucesso e reconhecimento que o SUS de nossa cidade tem. Ficamos felizes em mostrar para a comunidade chapecoense o conjunto de ações de 365 dias de intenso trabalho nos serviços de saúde”, comentou.
Números
O secretário comenta que em 2023, a Secretaria de Saúde promoveu a revitalização e a ampliação de estrutura física, visando oferecer um espaço adequado tanto para os profissionais de saúde como para os usuários do SUS. Os serviços contemplados foram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento Efapi (PA Efapi), os Centros de Saúde da Família: São Pedro, Efapi, Bela Vista, Vila Real, Seminário, Chico Mendes, Jardim América, Eldorado e Saic. Também foi realizada a adequação de estrutura física das farmácias localizadas nos Centros de Saúde Norte, São Pedro, Sul e na Farmácia Central. Ainda seguem as obras com a construção de novos Centros de Saúde da Família: Oeste, Santa Maria, o Centro Integrado de Saúde Efapi, licitação para construção da nova unidade da Norte e a ampliação do Alta Floresta.
As equipes realizaram inúmeras ações de promoção à saúde, de prevenção aos agravos, ações estratégicas para melhorar a oferta de serviços aos usuários, como também as ações de educação permanente, visando a humanização do atendimento dos usuários.
Atenção Primária à Saúde
Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada do usuário no sistema, o qual é recepcionado pelas Equipes de Estratégia Saúde da Família de cada território, ofertando ao usuário consultas, exames, vacinas, procedimentos e também atividades multiprofissionais.
O serviço de teleatendimento já uma realidade no município desde o mês de setembro, o qual oferta serviços de saúde por meio de tecnologias de comunicação, envolvendo a transmissão segura de dados, em uma chamada de vídeo online entre paciente e médico e ou qualquer profissional da saúde.
A Secretaria de Saúde também organizou o pré-cadastro no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br), possibilitando que o usuário preencha as informações de atualização de seu cadastro antes de chegar no Centro de Saúde da Família.
Ocorreu a implantação do Ônibus Saúde em Movimento adaptado para proporcionar o atendimento nas localidades mais distantes e interior, como também em ações pontuais, como feiras, ações da Prefeitura, Dias D da Saúde, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros. A unidade móvel conta com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de espera, sala de vacina e setor de enfermagem.
Implantado também o Programa Sorria Mais Chapecó com o objetivo de diminuir as filas e a quantidade de pacientes que aguardam por próteses dentárias. O atendimento está organizado nos seguintes Centros de Saúde da Família: Seminário, Jardim América, Chico Mendes, Cristo Rei e Vila Real, visando facilitar o acesso da população ao serviço não precisando se deslocar para receber atendimento no Centro Especializado Odontológico. Desde o ano de 2021 o município entregou 8.175 próteses dentárias, sendo 1.736 próteses em 2021, 4.095 próteses em 2022 e 2.344 até julho de 2023.
Para o melhor atendimento farmacêutico à população usuária do sistema, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de atendimento na farmácia do CSF Santo Antônio do CSF Marechal Bormann, bem como implantou a Farmácia 24 horas no Pronto Atendimento Efapi, a qual passou a atender também os usuários próximos do território para a dispensação de medicamentos em geral. Também foi realizada a atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME 2022/2023) e, ao longo do ano, foram dispensados 904.908 medicamentos e realizados 133.824 exames laboratoriais.
Somente na Atenção Primária à Saúde foram registrados os seguintes números de atendimentos:
Médico de ESF: 384.722
Médico Ginecologista: 11.822
Médico Pediátrico (Polos Pediátricos): 23.977
Enfermeiro: 232.558
Odontologia (atenção básica e CEO): 379.876
Farmacêutico: 2.050
Fisioterapeuta: 1.367
Nutricionista: 5.917
Psicólogo: 10.244
Assistente social: 1.960
Educador físico: 3.088
Atividades grupais: 3.180
Usuários atendidos nas atividades grupais: 31.102
Total de atendimentos no ano: 1.086.382
Atenção Especializada
Na Atenção Especializada buscou-se por meio da regulação otimizar e agilizar os atendimentos de pacientes que aguardavam em fila de espera por consultas, exames e procedimentos, com a realização de diversos mutirões de atendimento, tanto nos sábados como durante a semana, ampliando o horário de atendimento.
As agendas dos mutirões contemplaram as seguintes especialidades: cardiologia, dermatoscopia, cirurgia geral, endocrinologia, geriatria, vascular, lesões de pele e urologia, ultrassonografia e pré-natal de alto risco.
No que se refere aos atendimentos de atenção psicossocial, uma ação que se destaca é o Programa de Internação Involuntária, realizado juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Os pacientes com transtorno de dependência química (álcool e outras drogas) foram encaminhados para hospitais credenciados para a internação como uma das etapas do tratamento.
A Rede de Urgência e Emergência foi fortalecida em 2023 com a terceirização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) a partir do mês de agosto, onde passou a oferecer também o atendimento de pediatria. Na Central de Atendimento da Secretaria de Saúde foram atendidos 19.231 pacientes presenciais. Na Ouvidoria foram 596 atendimentos registrados via 1DOC e 367 pelo Whatsapp. E no Sistema de Regulação – SISREG foram agendados 131.751 consultas e procedimentos na média e alta complexidade.
Foram registrados os seguintes números de atendimentos, nos serviços próprios da Atenção Especializada:
TOTAL AMBULATORIAL: 122.125
Policlínica Municipal: 63.719
SAE: 5.948
CETHH: 11.577
CER: 11.350
CLÍNICA DA MULHER: 29.531
TOTAL SAÚDE MENTAL: 95.710
CAPS 2: 27.912
CAPS AD: 54.732
CAPSi: 13.033
UNIDADE DE ACOLHIMENTO: 33
TOTAL URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: 306.702
UPA: 143.649
Sendo 3.952 atendimentos pediátricos (início em agosto/2023) e 139.697 atendimentos de usuários acima de 12 anos completos
PA EFAPI: 135.858
Sendo 17.362 atendimentos pediátricos e 118.496 atendimentos de usuários acima de 12 anos completos
SAMU: 5.764
SARA: 100
SAÚDE EM CASA: 21.331
Vigilância em Saúde
A Vigilância em Saúde trabalha implementando processos amplos de prevenção e garantindo a qualidade da saúde do chapecoense. Foram realizadas diversas ações, dentre elas, bloqueio vacinal contra raiva, onde mais de mil doses de imunizantes foram aplicados. Também foram realizadas extensas campanhas de vacinação contra a Influenza, Multivacinação e COVID-19, com mais de 250 mil doses aplicadas.
Visando o controle vetorial da dengue, houve grande investimento em ferramentas que permitiram ações efetivas, como uso de drone, possibilitando a identificação de possíveis criadouros de vetor, em piscinas sem tratamento, caixas d’água sem tampas, calhas e lajes com água parada. Somando a esta ação, também foram realizadas 290.493 visitas pelos Agentes de Combate às Endemias. Com isso, foi possível ampliar o número de criadouros eliminados, passando de 665 em 2022 para 1219 em 2023. Em 2023, nenhum óbito foi registrado por dengue, além disso, identificou-se uma redução de aproximadamente 97% no número confirmado de casos positivos para a doença em Chapecó.
A Vigilância Sanitária, através da implementação da automatização e simplificação de processos conferiu agilidade nos processos de liberação de Alvará Sanitário. Sendo que em 2023 o tempo média de liberação de um alvará sanitário foi reduzido pela metade, quando comparado com 2022.
Outros números
Foram 57.143 atendimentos presenciais na central de atendimento da Secretaria de Saúde, com a entrega ou retirada de procedimentos cirúrgicos, agendamentos de TFD – tratamento fora do domicílio, organização de consultas, exames, transporte sendo pré-operatórios, anestesia, cirurgias, retornos e dúvidas;
Mais 6.732 procedimentos cirúrgicos realizados em 21 hospitais, sendo 19 fora do município, onde é fornecido o transporte, em diversas especialidades, entre elas: cirurgias de ginecologia, bucomaxilo, cabeça e pescoço, geral, mastologia, pediatria, torácica, vascular, mastologia, neurocirurgia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologista, proctologia e urologia;
Realizado 364.089 agendamentos entre consultas, exames e procedimentos;
Consultas de oftalmologia, cardiologia, proctologia, cirurgia geral, cardiologista pediátrico, endócrino pediátrico, mastologista, ginecologista/colposcopia, ortopedia geral, ortopedia pediátrica, pneumologista adulto e pediátrico, ginecologia laqueadura, urologia – vasectomia, consulta vascular de pacientes com indicação de procedimentos vasculares, hematologista. Exames de USG doppler, USG tomografia, ressonância, ecocardiograma, holter, espirometria, estudo urodinâmico, eletroencefalograma, exames de tomografia de coerência óptica, pentacam, angiotomografia, polissonografia, traqueoscopia, colonoscopia;
Além disso, o tempo de espera foi reduzido em praticamente todas as especialidades, destacando-se consulta em Mastologia de 2020 para outubro 2023;
Já o tempo de espera em Fisioterapia foi reduzido por meio de estudo do absenteísmo (20% dos pacientes faltantes já são considerados em vagas disponíveis);
Também foram firmados contratos de cirurgias com Hospital da Criança em otorrinolaringologia, urologia, vascular e oftalmologia; e no HRO em urologia; contrato de Terapia Ocupacional, com início dos atendimentos em novembro; Firmado contrato de Fisioterapia Domiciliar, com início dos atendimentos em dezembro; Início dos atendimentos em Telemedicina em Neurologia Pediátrica e Aberto em novembro o edital para procedimento de Cirurgia Bariátrica.