O Procon de Chapecó divulgou, nesta segunda-feira (08/01), os resultados de uma pesquisa realizada em quatro estabelecimentos especializados na venda de materiais escolares na cidade. O objetivo é sensibilizar os pais e responsáveis sobre os preços desses itens, além de destacar a importância de verificar as listas de materiais solicitadas pelas escolas.
Gustavo André Vendramin, Coordenador Executivo do Procon Chapecó, explicou que a pesquisa abrangeu os principais produtos utilizados durante o ano letivo. Produtos de qualidade e características semelhantes foram considerados, revelando variações de até 250% entre o mais caro e o mais barato em alguns casos. “A pesquisa incentiva pais e estudantes a realizarem uma busca prévia dos preços, pois, sem dúvida, resultará em economia ao final da compra”, comentou.
Vale ressaltar que é proibido às instituições de ensino solicitar materiais de uso comum, como papel higiênico, papel toalha e canetões, nas listas de materiais escolares. Gustavo André ainda esclareceu que não é permitido requisitar produtos e quantidades superiores ao necessário para o ano letivo do aluno.
Em caso de dúvidas ou suspeitas de infrações, os consumidores podem entrar em contato com o Procon através do telefone (49) 3319-1100, do e-mail [email protected] ou visitar pessoalmente as unidades, localizadas na Rua Clevelândia, 727E, Centro (Ala Sul do Estádio), ou na Superintendência Efapi, Rua Garças, 226D, Loteamento Colina do Sol, Efapi.
Confira: