Por volta das 08h30 deste sábado (06), Corpo de Bombeiros de Xanxerê, com apoio das equipes de Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada e Xaxim, foram acionados para atender a uma grave colisão entre dois carros na BR- 282 em Xanxerê (SC), próximo ao trevo da BRF.
Os dois veículos envolvidos, uma camioneta Freemont branca e um Prisma branco capotado, foram encontrados no acostamento da via. O Prisma apresentava duas vítimas sem sinais vitais, enquanto a Freemont continha seis vítimas fora do veículo e uma presa no interior.
Após a triagem das vítimas, o transporte foi iniciado. Nenhuma das vítimas havia sido ejetada para fora do veículo, foram tiradas com ajuda de populares.
A ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) assegurou a segurança da via após a chegada das guarnições.
Segue o estado das vítimas atendidas:
O condutor da camioneta, um homem de 50 anos, consciente e orientado, encontrado sentado ao lado de via com suspeita de fratura , realizado imobilização em maca rígida e conduzido ao HRSP.
Um criança de 8 anos, encontrado fora do veículo com apoio de travesseiro na cabeça, referindo dores ao respirar e dores em abdomem e cintura pélvica. Em avaliação foi constado lesão e afundamento no tórax lado direito, bem como dores na cervical. O mesmo foi protocolado em maca rígida e colar. Após atendimento foi encaminhado ao Hospital para atendimento médico. Apresentou sonolência durante o transporte.
Uma criança de 2 anos e meio, abraçado em sua mãe, muito agitado e com hematomas no crânio região frontal, palpebras dos olhos arroxeadas, suspeita de traumatismo cranioencefálico. Não foi possível protocolá-lo em maca rígida. Após atendimento foi encaminhado ao hospital para atendimento médico.
Um adolescente de 13 anos, consciente e orientado. Relatava dor no pescoço, tórax e abdômen. Apresentava escoriação leve na face e o abdômen rígido, com suspeita de hemorragia interna. Durante todo o deslocamento, vítima estava estável, respondendo a estímulos e com sinais vitais estáveis.
Uma mulher de 36 anos, consciente e orientada, encontrada sobre a via recebendo os primeiros cuidados por populares. A vítima apresentava escoriações, dor à palpação na região pélvica e quadrantes abdominais, com suspeita de hemorragia interna. Realizado avaliação primária e secundária, avaliação de sinais vitais, oxigenioterapia, estabilização da região pélvica com uso de lençol, protocolada com colar cervical e maca rígida, sendo conduzida ao Hospital Regional São Paulo.
Uma criança de 8 anos, que encontrava-se encarcerado, realizado desencarceramento e extração da vítima que apresentava suspeita de lesão na coluna, suspeita de fratura de membro inferior direita. Foi protocolada e encaminhado ao Hospital para atendimento médico.
Uma criança de 12 anos, com fraturas e algumas escoriações pelo corpo, realizado imobilização em maca rígida e braço esquerdo, apresentava sinais vitais estáveis durante o transporte. O mesmo ficou aos cuidados de equipe médica do HRSP.
Após o atendimento das vítimas do veículo Freemont, foi realizado o desencarceramento das vitimas do veículo Prisma, sendo duas vítimas encontradas sem sinais vitais, o condutor, um homem 24 anos e o caroneiro, um homem de 40 anos.
Realizado estabilização do veículo, extração das 4 portas e bancos onde foi possível extrair as vitimas do interior. Após extração foram deixadas aos cuidados da Policia Civil e IGP.