A indústria nacional de lácteos enfrenta um cenário desafiador diante das mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, especialmente daqueles com menor poder aquisitivo. Conforme o site Globo Rural, uma pesquisa realizada pela consultoria Mckinsey, em parceria com a MilkPoint, revela que 95% dos executivos do setor estão preocupados com a atual conjuntura econômica, que tem levado os consumidores a reduzirem tanto a quantidade quanto a qualidade dos produtos lácteos que adquirem no dia a dia.
Rami Goldfajn, sócio sênior da Mckinsey, destaca que os executivos percebem um movimento de “trade down”, no qual os consumidores migram de produtos com determinadas características e valores para opções mais acessíveis em termos de preço. Mesmo com a queda de 25% na cotação da matéria-prima neste ano, a volatilidade histórica do mercado de lácteos torna difícil prever se a desvalorização do leite resultará em redução nos preços ao consumidor final.
Segundo o Globo Rural, outro ponto de preocupação citado pelos executivos, presente em 73% das respostas, é o aumento da exigência por qualidade e variedade por parte dos consumidores que mantiveram seus níveis de consumo. Goldfajn ressalta que há uma dualidade no mercado, onde um perfil de consumidores está comprando menos, enquanto outro busca mais qualidade e variedade, priorizando produtos com características específicas, como baixo teor de açúcar, gordura e lactose, além de maior quantidade de proteína, fibra e probióticos.
Diante desse cenário, a indústria de lácteos tem adotado medidas para manter as vendas, como a redução do tamanho das embalagens para oferecer produtos com preços mais atrativos. Entretanto, a resistência dos consumidores em aceitar os repasses de preços causados pela inflação de commodities é evidente.
Os desafios impostos pelas mudanças nos hábitos de consumo também refletem na necessidade da indústria de ampliar investimentos em um contexto de margens mais apertadas. A pesquisa destaca que 73% dos executivos consideram prioritário adotar iniciativas de redução de custo e aumento de eficiência. Para alcançar esses objetivos, medidas como o uso de internet das coisas e inteligência artificial ganham relevância, permitindo à indústria prever e se adaptar a essas transformações de forma mais assertiva.
O setor de lácteos agora enfrenta o desafio de equilibrar a oferta de produtos mais acessíveis com a demanda crescente por qualidade e variedade, promovendo inovação e eficiência operacional para garantir sua competitividade no mercado.
Cotações:
⦁ Dólar: R$ 4,90
⦁ Saca da soja 60kg: R$ 141,63
⦁ Saca de feijão carioca 60kg: R$ 289,54
⦁ Saca de feijão preto 60kg: R$ 338,77
⦁ Saca de milho 60kg: R$ 64,67
⦁ Arroba do boi: R$ 249,45
⦁ Litro do leite: R$ 1,88