Nesta semana, 24 empresários chapecoenses, vinculados ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (SIMEC), cumpriram agenda de visita em empresas de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do Sebrae/SC.
“O Sebrae/SC está sempre em busca de incentivar os empresários, proporcionando novas oportunidades de empreender, tendo sempre como base empresas referência em crescimento e visão de futuro”, divulgou o Sebrae.
O roteiro de visitas iniciou em Bento Gonçalves, onde os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a empresa Açoperfil, fundada em Chapecó. Na sequência, o grupo se deslocou até Caxias do Sul, onde foram acolhidos pela fábrica Randon S/A Implementos. A companhia teve um faturamento de R$ 9,1 bilhões no ano de 2021, e conta com 16 mil funcionários, negócios em 120 países, 32 fábricas, uma destas em Chapecó e oito no exterior, proprietária da Frasle (freios) e Nakata (autopeças).
Na recepção, o herdeiro e atual presidente das empresas Randon, Daniel Randon, acompanhou os empresários em uma visita pelas instalações e uma preleção sobre a história da empresa. O analista de negócios do Sebrae/SC Arildo Jacobus, ressaltou a importância de manter os empresários na busca por novos rumos. “Empresas de destaque nacional servem como impulso nessa busca por conhecimento e visão de mercado. Fomos muito bem recepcionados na Randon, e não tenho dúvida que os empresários que estiveram nessa viagem, puderam voltar com novas perspectivas sobre empreender”.
De acordo com o presidente do SIMEC, Nei Roberto Hermes, essas visitas são de grande importância para os empresários. “Visitas Técnicas, permitem que cada visitante observe o ambiente empresarial em pleno funcionamento, para verificar o trabalho que realiza e as experiências que detém, de forma a conhecer sua organização e dinâmica de atividades”, ressaltou Hermes.
Para o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, o roteiro de visitas foi planejado para agregar conhecimento aos empresários. “Sempre importante estar em busca de novos exemplos de empreender, de uma forma inspiradora e motivadora, contribuem para que nossos empresários sigam firme nas suas empresas”, ressaltou Trennepohl.
O roteiro encerrou com uma visita a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar. Segundo Hermes, as feiras possuem o objetivo de organizar os empresários na busca de novos mercados, novas tecnologias e inovação para suas empresas, facilitando a geração de negócio.