A Polícia Militar de Santa Catarina, na manhã de sexta-feira (29), apreendeu uma arma de fogo, calibre 22, com cinco munições intactas. A arma estava em posse de um adolescente, de 15 anos, no interior de um estabelecimento de ensino, no bairro Campo da Água Verde, em Canoinhas, na região Norte do Estado.
Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar foram acionados pelo Copom a partir de uma denúncia que havia um adolescente que fazia parte do corpo de alunos da instituição escolar de ensino, em posse de uma arma de fogo. No local, a guarnição conversou com o policial militar que trabalha na escola.
O policial de plantão da Rede de Segurança Escolar informou imediatamente à diretora da escola e, de forma rápida, localizaram o suspeito. O adolescente estava com outros três adolescentes, com 16 e 17 anos.
Foi realizada a abordagem e, em busca pessoal no adolescente de 15 anos, foi encontrado junto ao seu corpo (bolso da blusa de moletom) um revólver, calibre 22, sendo que no interior do tambor constavam cinco munições intactas. Diante dos fatos, os adolescentes foram conduzidos para delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma de fogo e objetos pessoais, para providências cabíveis.
Rede de Segurança Escolar
A Rede de Segurança Escolar ocorre de forma sistêmica com a participação de todas as Forças de Segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Trabalha primariamente a prevenção de forma educativa nas escolas, com a segurança nas entradas e saídas dos alunos, nas rondas no interior das unidades escolares e na avaliação da estrutura física da escola indicando a arquitetura de prevenção ao crime (muros, alambrados, alarme, iluminação, controle de acesso).
Desde abril de 2023 a Rede já realizou palestras para 52 mil alunos e mais de 62 mil professores em 43.381 escolas estaduais, municipais e particulares em todo o Estado sobre os protocolos de Segurança Escolar.