
20 de setembro – uma data que ecoa fortemente no Rio Grande do Sul e também ressoa em cidades como Chapecó, em Santa Catarina. No Dia do Gaúcho, celebra-se a tradição e a cultura que permeiam o sul do Brasil, e Chapecó, com sua proximidade geográfica e cultural com o estado gaúcho, não fica de fora dessa celebração.
Origens e laços históricos
A Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 1835, é o marco que dá origem à data comemorativa do Dia do Gaúcho. Embora o epicentro desse conflito tenha sido no Rio Grande do Sul, as ondas históricas e culturais influenciaram várias regiões próximas, como o oeste catarinense.
Chapecó, pela sua localização e intercâmbio constante com os gaúchos, absorveu muitos aspectos dessa cultura, o que a torna uma cidade que, de certa forma, também se sente gaúcha.
Celebrações e influências culturais
Em Chapecó, assim como em muitas cidades do oeste catarinense, as festas, desfiles e apresentações no 20 de setembro têm um toque especial. Os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) da região se enchem de moradores locais e visitantes, celebrando com danças, músicas e gastronomia típicas.
E, é claro, o churrasco. Tanto gaúchos quanto chapecoenses orgulham-se de suas técnicas e tradições no preparo da carne, fazendo do churrasco um elo de ligação entre as culturas.
União de tradições
Enquanto em Chapecó o traje típico gaúcho é vestido com o mesmo orgulho, danças como a chula e o vanerão são praticadas por jovens e idosos, mostrando que as tradições se misturam e se fortalecem.
O Dia do Gaúcho em Chapecó é uma prova da rica tapeçaria cultural do sul do Brasil. Neste 20 de setembro, Chapecó, ao lado de muitas cidades da região, celebra com fervor e respeito, demonstrando que as fronteiras geográficas não são barreiras para a cultura e a tradição.