OUÇA AO VIVO

InícioGERALIndígenas retornam para Aldeia Kondá após 10 dias instalados no Ginásio Ivo...

Indígenas retornam para Aldeia Kondá após 10 dias instalados no Ginásio Ivo Silveira

A Equipe do ClicRDC acompanhou o retorno

Foto: ClicRDC

Por volta das 17h desta quarta-feira (26), parte dos os indígenas que estão provisoriamente instalados no Ginásio Ivo Silveira em Chapecó, Oeste de Santa Catarina, deixaram o espaço, após 10 dias, rumo a Aldeia Kondá.

A equipe do ClicRDC esteve o local e conversou com o Coordenador Regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Adroaldo Fidelis e com o Secretário de Segurança Pública Clóvis Leuze, que disseram que cerca de 100 indígenas já foram por conta própria no dia de hoje para Aldeia Kondá, cerca de 60 embarcaram no ônibus para Curitiba e, cerca de 200, vão permanecer no ginásio. A ideia é que até segunda-feira (01), o ginásio esteja desocupado. Entre os 200 que permanecem no Ginásio, estão os 24 que podem estar ligados com o conflito.



“A FUNAI está mediando o retorno da grande maioria dos indígenas para Aldeia Kondá mesmo. Em relação aos 24 que estariam envolvidos no conflito, esses estão impossibilitados temporariamente de retornar por conta de sua segurança pessoal mesmo. Entretanto, já foi conversado com outras aldeias para fazerem o acolhimento. A ideia é que esse conflito tenha um ponto final o mais breve possível”, ressalta Fidelis.


Na terça-feira (25), o Prefeito João Rodrigues, Diretoria de Segurança Pública, Guarda Municipal, representantes da FUNAI e indígenas que estão no ginásio estiveram na aldeia, constataram a pacificação e que ela está aberta para todos voltarem para casa.

Conforme o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, não serão permitidas invasões em áreas públicas ou privadas, em Chapecó não vai acontecer. “Lugar de índio é nas aldeias, seja em Chapecó ou em outros municípios. Existe uma determinação do MPF e o Município irá cumprir”, disse o prefeito.

A Aldeia permanece com forças de segurança da Polícia no local, para preservar a ordem. Porém, a tendência, com o retorno dos indígenas na aldeia, é que as forças policiais comecem a recuar.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp