
A Unidade Central de Educação Faem Faculdade (Uceff) em parceria com a Polícia Militar Ambiental realizou no Ecoparque de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, no último domingo (02) um evento de conscientização contra maus-tratos de animais silvestres.
Conforme a professora especializada em animais silvestres e coordenadora do grupo de estudos do curso de veterinária, o intuito do evento é orientar a população na questão dos animais silvestres e também a questão do tráfico de animais. Além disso, é feita também a orientação para não alimentação dos animais que vivem no Ecoparque.
“É necessário cuidar também dos animais do Ecoparque e a orientação principal é para não alimentar os animais. As pessoas vêm aqui e observam os animais e acabam dando comida como pipoca, bolachas até mesmo outros alimentos que fazem mal para este tipo de espécie. É necessário sempre ter cuidado por que os animais que vivem no Ecoparque têm sua alimentação regulada por um profissional, eles não podem comer qualquer coisa”, destaca a professora.
A Tenente Coronel da Polícia Militar Ambiental, Andreia Fergitz, comenta que a parceria e o apoio da PMA é super importante para conscientizar as pessoas que, muitas vezes se deparam com filhotes de animais silvestres e acabam o tirando de seu habitat natural. Para conscientização, a PMA trouxe uma exposição de animais taxidermizados.
“Esses animais que estão taxidermizados são os que já vieram a óbito e passam por um processo químico para retirar a pele. Eles são, digamos que empalhados e hoje, utilizamos os animais para fazer a educação ambiental. A Intenção é desmotivar a caça predatória dos animais silvestres por que muitos que aqui estão, já se encontram em extinção”, ressalta a profissional.