quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioGERALEncontro de deputados do Oeste com companhia aérea discute aumento do número...

Encontro de deputados do Oeste com companhia aérea discute aumento do número de voos em Chapecó

Principal trecho discutido na reunião foi o ‘Florianópolis-Chapecó’, saiba mais:

Encontro de deputados do Oeste com companhia aérea discute aumento do número de voos em Chapecó
IMAGEM ILUSTRATIVA / Foto: Tomaz Silva Agência Brasil

A ‘Bancada do Oeste’, grupo de deputados estaduais da região Oeste de Santa Catarina se reuniu na tarde desta quarta-feira (14) com o gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, para tratar da ampliação no número de voos regionais no estado, principalmente no trecho ‘Florianópolis-Chapecó’. Além dos membros da bancada, participaram do encontro o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

No encontro, o gerente da Azul recebeu dos deputados o pedido para a disponibilização de mais um voo direto entre a Capital e Chapecó. Atualmente, a companhia é a única que oferece essa rota, porém com apenas uma frequência diária.

Grandolfo explicou aos parlamentares que a ampliação do número de voos regionais passa pela redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação. Ele sugeriu que o Estado busque junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorização para praticar uma carga tributária mais baixa. Citou que Paraná e Rio Grande do Sul já praticam alíquotas mínimas de 2% e 4%, respectivamente, enquanto Santa Catarina cobra 7%.

- Continua após o anúncio -

“45% de nosso custo é com o querosene de aviação”, informou o gerente da Azul. “Hoje, o preço do combustível está em um patamar extremamente elevado.”

Encontro tratou da ampliação do número de voos regionais no estado – Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Sobre o pedido para mais voos diretos entre Florianópolis e Chapecó, Grandolfo afirmou que a Azul analisará a demanda e dará uma resposta em breve. Adiantou que em outubro a companhia vai disponibilizar um terceiro horário entre Chapecó e Viracopos/Campinas.

“Temos interesse em ampliar o número de voos regionais em Santa Catarina. Esse é uma vocação da Azul, que já opera em 150 cidades e quer chegar a 200”, disse o gerente.

O secretário Beto Martins informou à bancada que o Estado terá um novo plano aeroviário – o atual é de 1989. “Com esse plano, vamos ter condições de apresentar às empresas aéreas o potencial que Santa Catarina tem e reivindicar novos voos”, disse. “Atualmente, temos seis aeroportos com voos, e queremos chegar a nove.”

Já o secretário Cleverson Siewert vai analisar as possibilidades que o Estado tem de atender a demanda das companhias aéreas por uma carga tributária menor. Ele deve apresentar soluções para a bancada no mês de julho.

O coordenador da bancada, deputado Marcos Vieira (PSDB), afirmou que o grupo também vai se reunir com representantes da Latam e da Gol na busca pela ampliação dos voos dentro do estado.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp