Com o início do outono e a proximidade do inverno, é comum ver diversas pessoas com sintomas gripais em todos os lugares. Dessa forma, a equipe do Portal ClicRDC teve uma conversa com o Médico Pneumopediatra, Jorge Alberto Hazim, que há 30 anos atua na área.
- ClicRDC: Em relação à vacinação da influenza, considerando o contexto climático, no qual no próximo mês é iniciado o inverno, qual a importância das pessoas procurarem uma unidade de saúde para fazer a vacina?
Médico: A importância está na preservação da sua saúde, dos seus familiares e de toda a comunidade, até porque o vírus da Gripe é altamente transmissível e está circulando em nosso meio. Os hospitais, pronto-atendimentos e clínicas estão com uma demanda excessiva e com dificuldade para atender todos os casos. A vacinação é a forma mais efetiva de prevenção da doença. - ClicRDC: Existem alguns casos de pessoas que fazem a vacina e logo em seguida ficam gripadas. Isso acaba deixando as pessoas inseguras de se vacinarem, por que isso acontece?
Médico: A vacina não causa gripe, porque ela é feita de vírus inativado ( fragmentado ), incapaz de causar a doença. O que acontece é que algumas pessoas quando tomam a vacina podem já estar incubando alguma virose respiratória. Além disso, o organismo leva de 2 a 3 semanas para produzir anticorpos (defesas) de forma adequada para se proteger da Gripe. Vale lembrar que Resfriados são causados por uma infinidade de outros vírus que não o Influenza - ClicRDC: Existe algum risco/efeito colateral de fazer a vacina influenza?
Médico: Podem ocorrer eventualmente algumas reações locais, como dor e vermelhidão, além de dor de cabeça, calafrios ou algum tipo de mal-estar. Essas reações são leves ou moderadas, e costumam desaparecer em 48h após a aplicação. Esses efeitos colateiras são incomuns - ClicRDC: Pode acontecer uma superlotação das UTIs por conta da gripe?
Médico: Sim. Da mesma forma que aconteceu no ano passado e que já está ocorrendo no momento. Porque nessa época do ano, além do vírus Influenza , existem outros vírus respiratórios ( como o vírus Sincicial respiratório, entre outros) circulando e causando as Síndromes respiratórias agudas. - ClicRDC: Qual o recado que você, como médico, deixa para as pessoas que não tem interesse em tomarem a vacina contra gripe?
Médico: A Gripe além de causar sintomas desagradáveis, também pode matar. As pessoas não podem esquecer do surto de H1N1 que aconteceu em 2009 e que provocou muitas mortes. O vírus Influenza circula todos os anos e a vacina tem um efeito que dura até 1 ano. Por isso, a importância de vacinar todos os anos. Além disso, quem é infectado pelo vírus da Gripe tem maior chance de ter complicações como Pneumonias, descompensação da Asma e outras doenças, que podem levar a necessidade de internar e trazer risco de vida. Ademias, a vacina da Gripe é muito segura e já vem sendo aplicada rotineiramente há cerca de 30 anos.