O fim de semana na cidade de Chapecó, Santa Catarina, foi de ação no combate à dengue. As mobilizações de fiscalização aconteceram no bairro Santa Maria, no sábado, (20), e no domingo, (21), e mobilizou cerca 100 pessoas entre agentes de saúde municipais e estudantes voluntários.
O objetivo da campanha foi reforçar a importância dos cuidados com os focos da Dengue no município que, tem hoje, 932 focos do mosquito, conforme a última notificação da prefeitura. A conclusão da ação foi que neste ano, o Estado de Santa Catarina aumentou em 16% os focos de dengue. Ao todo, foram visitados 731 imoveis e 32 locais foram feitos tratamentos por larvicidas.
De acordo com o biólogo da vigilância epidemiológica de Chapecó, Junio Lutiski, é preciso ter cuidado. ” Deve-se ter cuidado com água parada, cuidados com pneus, vasos de planta que ficam no pátio, caixas de água, lixos, entre outras coisas. A Dengue hoje está entre nós, temos que evitar que ela chegue de fato até nós.”. reforça Lutiski.
A expectativa, com a chegada do inverno mais chuvoso neste ano de 2023, a possibilidade é que existam mais focos da dengue. “A tendência é que comece a primavera com mais focos de dengue, então significa que as ações, precisam ser continuadas. O que fizermos no segundo semestre, vai ter impacto também no verão”, conclui.