O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar o Censo Populacional 2022 no dia 28 de junho e a população de Chapecó vai passar de 250 mil habitantes. Os dados preliminares foram apresentados na manhã desta quarta-feira, (17), na sala de reuniões da prefeitura pela equipe regional do IBGE para secretários municipais, diretores e representantes de entidades como CDL, ACIC e SICOM.
Conforme a coordenadora de área do IBGE em Chapecó, Cristiane Lazzarin, a população ficará entre 251 e 255 mil habitantes. O número final ainda não foi divulgado, pois, além da divulgação oficial que será no próximo mês, faltam alguns cálculos para dar conta dos 4.160 imóveis permanentes ocupados.
Segundo consultor do IBGE de Chapecó, André Matias Fideles, o cálculo será feito com o número de imóveis por região do município considerando o número de moradores por domicílio, que ficou em 2,72. Fideles ressaltou que, mesmo sem o número final, é possível afirmar que Chapecó cresceu mais de 2010 a 2022, do que entre 2000 a 2010. Nos últimos 12 anos o acréscimo será de cerca de 70 mil habitantes.