O Dia das Mães, celebrado neste domingo (14), promete incrementar as vendas no comércio chapecoense. Mais uma vez, o município está entre os seis que fazem parte da pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC. De acordo com o levantamento, após forte queda em 2020 (18,4%), a intenção de gasto médio dos consumidores avança pelo terceiro ano consecutivo.
Com isso, os consumidores pretendem gastar, em média, o valor de R$ 211,33 – aumento de 7,5% diante do ano anterior, de 30,0% em relação a 2021 e de 53,8% com o de 2020. Em termos nominais, a intenção de gastos para o Dia das Mães de 2023 é a maior da série.
A pesquisa também mostrou que a maioria dos consumidores presenteará com produtos relacionados ao setor de vestuário (32,0%), seguido pelo setor de perfumes/cosméticos (14,8%) e pelo de calçados/bolsas (13,6%). Já em relação à intenção de forma de pagamento das compras, a maioria tem como objetivo pagá-las à vista (79,0% dos entrevistados). As compras parceladas foram citadas por 16,4% dos consumidores.
Os dados revelaram, ainda, que boa parte dos consumidores são trabalhadores com carteira assinada (50,6%), seguido de autônomos (18,5%) e desempregados (11,1%). A distribuição de rendimento mensal médio da família é predominantemente entre as faixas de R$ 1.235,01 a R$ 2.468,00 (35,8%) e de R$ 2.468,01 a R$ 6.171,00 (32,3%).
O presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana, lembra que o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para a economia chapecoense e de todo o estado, permanecendo apenas atrás do Natal. “É um período de incremento nas vendas e fortalecimento do desenvolvimento econômico de todos os segmentos do comércio. Em Chapecó, vários atrativos como promoções diferenciadas, produtos e serviços especiais para o Dia das Mães e atendimento qualificado contribuem para que os consumidores invistam em produtos locais e desfrutem dos serviços dos estabelecimentos daqui. As expectativas para este ano são as melhores”.