Na tarde desta sexta-feira (05), por volta das 14h, ocorreu na sede da ACAMOSC, a audiência pública, sobre o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, no Oeste Catarinense.
Audiência contou com a presença da Secretária de Saúde do Estado de SC, Carmen Zanotto, Presidente da Alesc e Deputado Estadual, Mauro de Nadal, Deputada Estadual, Luciane Carminatti, Presidente da AHLVF Reinaldo Lopes, Secretário Municipal da Saúde de Chapecó; Reinaldo Fernandes Lopes, Gerente de Internação do HRO, Jacira Batista de Oliveira, responsável pelo IML;Oswaldo Zandavalli Neto, e Presidência da AMOSC, presidência da ACAMOSC.
Conforme Carmen Zanotto, a questão do Hospital Regional do Oeste, não se trata apenas de recurso financeiros e outras demandadas. Segundo ela, os complicadores envolvem outros Hospitais do Estado. Carmen disse que a situação poderá piorar muito no inverno, devido à baixa vacinação da gripe. Na questão sobre as demandas altas do Pronto Socorro do Hospital Regional do Oeste, Carmen disse também que a demanda está alta em todo o estado, e não apenas em Chapecó, e que a organização do setor precisa ser revista “ É preciso avaliar o que vai para a emergência do Hospital Regional, o que vai para a UPA ou as unidades de Saúde dos Bairros, para não se concentrar todos os casos apenas em um local”. afirma a secretária.
Para Mauro de Nadal, deputado Estadual e presidente da Alesc, é preciso entender a estrutura Hospitalar do HRO, devido à demanda do local, citou ainda que o Hospital Regional Teresinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, deve ser ampliado e co isso ajudara nos atendimentos na região Oeste e Extremo-Oeste Catarinense.
Conforme o diretor do Hospital Regional do Oeste, hoje a demanda do Hospital Regional do Oeste possui um fluxo muito grande, devido à demanda alta de paciente atendidos no local.
Veja os vídeos a seguir: