quarta-feira, agosto 20, 2025
InícioGERALSemana Santa: o que é e qual o significado da celebração; entenda

Semana Santa: o que é e qual o significado da celebração; entenda

Saiba mais sobre a data

Foto: A canção / Divulgação

Ovos de Páscoa, Peixe, Jejum, reunião de familiares, alguns viajam para aproveitar o período longe de casa, outros preferem fazer almoços e encontros, e há ainda aqueles que preferem ficar sozinhos, estudando ou curtindo livros, filmes e séries. Chamamos de Semana Santa o período em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Tradicionalmente acontece do domingo de ramos ao domingo de Páscoa, e cada dia faz referência a um acontecimento.

A equipe de jornalismo conversou com o Pastor Marcos Aurélio de Oliveira, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, o qual explicou como é realizado na igreja Cristã, e como tal, vive e celebra a fé na Ressurreição de Jesus Cristo.

“Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele. Estamos na Semana Santa, Semana da Paixão de Cristo. Semana em que lembramos a história da nossa salvação por Deus, que veio ao nosso encontro, em Jesus Cristo seu Filho “, ressaltou.

- Continua após o anúncio -

Pastor explicou ainda que na tradição evangélica, a data é celebrada com apresentações teatrais e cultos nas igrejas. “Nesta semana, em nossas celebrações lembramos os últimos momentos em que Jesus esteve conosco, alguns gestos e ações significativos dele ajudam-nos a entender sua entrega de amor e salvação: Celebramos o Tríduo Pascal (três dias que envolvem o mistério pascal), um Culto que inicia na Quinta e só se completa no Domingo de Páscoa. No Culto da Quinta-feira Santa recordamos dois gestos que Jesus viveu com seus discípulos e discípulas: o Lava Pés e a Ceia, a última refeição junto às pessoas que ele amava. Na celebração da Sexta-feira da Paixão é momento de lembrar a entrega de Jesus na cruz. Sua mensagem de amor foi recusada e teve como resposta : a morte em uma cruz. Lembramos o sofrimento de Jesus, o abandono que ele sentiu, a crueldade com que foi tratado até sua morte” Disse.

Ainda conforme Pastor Marcos Aurélio de Oliveira, as características principais da celebração são: o silêncio, a reflexão e a ausência de luz. A Igreja de Cristo vive o luto pela sua morte. No domingo de Páscoa celebramos a festa da vida, da alegria, a ação divina, morte vencida, sepulcro vazio, corações cheios de esperança. Afinal, as trevas são vencidas pela luz de Deus. Cremos que “Páscoa”, antes de ser uma doutrina, é o poder de Deus presente em cada instante de vida, de maneira resumida é isso: essa Semana é Santa porque nela lembramos e celebramos o agir misericordioso de Deus em nosso favor e com toda fé afirmamos: Foi por amor!” finaliza.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp