Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó
Neste mês de abril iniciou a montagem da estrutura do Elevado da Bandeira, que fará ligação direta da avenida Fernando Machado com a BR-480/Aceso Plino Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Conforme divulgou a Administração Municipal, por baixo do Elevado haverá, além da ligação com a avenida Leopoldo Sander, a rua Humaitá, vias marginais e faixa de pedestres. Ainda estão previstos ciclovia, passeio e nova iluminação.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, foi iniciada a colocação das placas de concreto, que farão a contenção da “terra armada”, que vai compor o viaduto. Também será colocada a base de pedras na nova rua marginal. Em junho a previsão é liberar sentido Centro pela Marginal e então a rua Ines Batistton voltará ser só no sentido centro > Trevo. Outras obras são a finalização e execução de muros de gabião, além da continuidade de drenagem e aterramento.
Atualmente 56 pessoas trabalham na obra, que está 15% executada. O investimento é de R$ 39.849.000,00. A execução é do Consórcio Elevado da Bandeira, de Maringá (PR).
O elevado terá cerca de dois quilômetros de intervenção. Ele inicia próximo da Curva da Morte, na BR-480, até o Shopping Pátio Chapecó, na Avenida Fernando Machado. O elevado terá duas faixas com fluxo no sentido Centro e duas no sentido BR-282.
O prazo de conclusão é para abril de 2024. De acordo com o prefeito João Rodrigues esta é uma obra prioritária da Administração Municipal, pois vai solucionar um dos principais problemas de mobilidade urbana do município, onde circulam mais de 30 mil veículos por dia.