quarta-feira, agosto 20, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAChapecó tem queda no número de homicídios no primeiros meses de 2023

Chapecó tem queda no número de homicídios no primeiros meses de 2023

Saiba mais

Imagem: Divulgação

Depois de um mês de dezembro atípico na segurança pública, com significativa alta no número de homicídios, a queda no número de mortes violentas, consumadas e tentadas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, é perceptível no município de Chapecó.

Dezembro de 2022 encerrou-se com 08 (oito) homicídios consumados, tendo como vítimas Juliano Vieira, Evandro Pedroso, Diorgenes Reis, Mateus Enrique Chagas Arruda, Carlos Henrique Knopf, Jaqueline Beatriz da Rosa, Elenilton Fortes e Paulo Roberto Trento. Esse número somente havia sido registrado em 2014, que foi o ano mais violento da história chapecoense, com 61 (sessenta e um) homicídios, ao todo.

Já em 2023 ocorreram apenas 02 homicídios: de Tiago Machado Rodrigues, em 28 janeiro, e de Marcos Matte, no dia 19 do mês de fevereiro. Em comparação com o mesmo período de 2022, que registrou 06 (seis) homicídios das vítimas Vilma Dilecta Fin, Neocy Fin, Neudi Alberto Fin, Vanderlei Liomoeiro, Deyvid Rios e João Victor Pereira Da Silva, houve uma queda de aproximadamente 65% (sessenta e cinco por cento) dos casos.

- Continua após o anúncio -

Para o delegado coordenador da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de Chapecó, Vagner Papini, a redução no número de homicídios ocorre por diversos fatores, dentre eles a junção de esforços entre as forças de segurança, bem como a dedicação e o comprometimento dos policiais civis responsáveis pela apuração dos crimes.

O elevado número de resolução dos homicídios registrados em Chapecó, digno de países desenvolvidos, reduz o sentimento de impunidade, pela identificação e prisão dos suspeitos, e, por consequência, melhora a prevenção a mortes violentas, de modo que se transmite um recado bem claro ao cidadão: “se matar, será identificado e punido”.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se