quarta-feira, agosto 27, 2025
InícioGERALVídeo: Meteorologista explica fenômeno que atingiu Chapecó

Vídeo: Meteorologista explica fenômeno que atingiu Chapecó

Veja ao vídeo do meteorologista Piter Scheuer que fala sobre o fenômeno

Foto: Divulgação/Rede Social

Os fortes ventos, acompanhado de chuva e granizo que atingiram Chapecó no final da tarde de ontem, segunda-feira (23), passaram dos 100 km/h, segundo a Defesa Civil do Município. Causa também onde uma mulher morreu, após uma parede de um prédio em construção cair sobre ela, na Avenida Porto Alegre, centro de Chapecó, no Oeste Catarinense.

Os fortes ventos, pode estar relacionado a uma microexplosão, conforme o meteorologista Piter Scheuer, que explicou as possíveis causas da tempestade.

O calor associado à alta umidade em combinação com o sistema de baixa pressão com os níveis baixos e altos da atmosfera, ou seja um cavado, reforçou diversos núcleos de instabilidade durante  fim da tarde de ontem, em Chapecó,  favoreceu a formação de uma super célula, favorecendo então chuva intensa, trovoadas, granizo e uma microexplosão, sendo que esse fenômeno atingiu principalmente o sul da cidade, trazendo ventos superiores a 100 km/h, o que trouxe transtorno em vários pontos” enfatiza. 

- Continua após o anúncio -

Lembramos que uma microexplosão ela tem essa característica de provocar danos em um raio acima dos 5 km/h, e se for maior que isso a gente chama de macro explosão, mas o que ocorreu neste caso foi uma microexplosão”, finaliza.  

Confira nota do meteorologista 

Registro de uma Microexplosão no município de Chapecó no Oeste de SC ontem no final da tarde (23/01/2023), devido a formação de uma supercélula (tempestade severa de verão). Rajadas acima de 100 km/h. O núcleo da tempestade com a microexplosão atingiu o setor Sul do perímetro urbano.

O calor associado aos elevados índices de umidade relativa do ar, a aproximação de um cavado nos níveis médios e altos da atmosfera (sistema de baixa pressão) foram os fatores responsáveis por formar núcleos de tempestades severas que se propagaram sobre a região do Oeste de Santa Catarina. 

Confira o vídeo do Meteorologista:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp