Bandejão – Centro e Efapi
Entrevistei o prefeito João Rodrigues no Primeira Hora da Condá FM e três assuntos estiveram em pauta, entre eles a reabertura do Bandejão, abastecimento de água gerido pela Casan e o trânsito em Chapecó. Sobre o Bandejão, o prefeito enfatizou que a reabertura está prevista para o mês de fevereiro de 2023.
Segundo João Rodrigues será retomado o atendimento na unidade do Centro, porém o local que abriga o Bandejão do Bairro Efapi vai receber a estrutura da unidade de Saúde, já que as edificações do Pronto Atendimento (PA) do Efapi e da unidade de saúde serão demolidas para a construção do Centro Integrado Regional de Saúde. O PA será deslocado para o local onde operava o ambulatório Covid, e a unidade de saúde do Colatto será realocada na estrutura que hoje abriga o Bandejão.
Não haverá segundo Bandejão em um primeiro momento, as demandas serão concentradas na estrutura do Centro. Famílias com necessidades comprovadas e cadastradas na Secretaria de Assistência Social continuarão sendo atendidas pelos CRAS, com cestas básicas. Portanto, segundo a Administração Municipal essas famílias não ficarão desassistidas.
Abastecimento de água
O prefeito enfatizou que as demandas envolvendo problemas no abastecimento de água do município devem ser resolvidas pela Casan e não pela Prefeitura. “A Casan tem um contrato válido por 40 anos que foi assinado por um ex-prefeito e que eu busco desde o primeiro dia de mandato encontrar meios legais de romper esse contrato e municipalizar o abastecimento de água. No ano passado, quando tivemos o ápice da crise, não tinha água para nada e nós comunicamos a Casan de que ou a ela atenderia uma série de medidas ou nós promoveríamos um processo judicial para o rompimento do contrato”, afirmou João Rodrigues.
Conforme o prefeito a Casan começou a atender às demandas solicitadas, perfurando poços artesianos, construiu reservatórios (ainda falta um para ser construído), fez a primeira dragagem do Lajeado São José, a segunda dragagem deve ser iniciada para aprofundar o lago, retirando lama do fundo e aumentando a capacidade de reservar água. “O mais importante é que agora a Casan deve iniciar a obra para trazer a água da Foz do Chapecó, da barragem em Guatambu, vinda do Rio Uruguai até a Estação de Tratamento”, garantiu o prefeito.
João Rodrigues informou que recebeu mensagens de populares informando que havia falta de água em alguns bairros de Chapecó, mensagens que inclusive foram encaminhadas também à imprensa e que recebemos na Condá FM. Entre os bairros o prefeito citou o Boa Vista. “Mantive contato com a Casan que me informou que está substituindo uma rede que abastece a região do Boa Vista mas que a obra será concluída e o abastecimento voltará à normalidade”, informou Rodrigues.
O prefeito afirmou que o armazenamento de água não é o problema, de acordo com ele tem água armazenada nos reservatórios, estação de tratamento e em poços. João Rodrigues ressalta que o problema ocorre na distribuição da água, e isso deve ser resolvido pela Casan, com reparos e visitas às comunidades onde há reclamações frequentes para averiguar o que está gerando o transtorno. “A minha responsabilidade é pressionar, romper o contrato teria que ser por meio judicial e isso demora, então eu prefiro cobrar para que a Casan cumpra com as exigências feitas pelo município e resolva os problemas de abastecimento existentes em Chapecó. Àquela situação vexatória e humilhante que a cidade passou ao fim de 2021 eu garanto que se repetir não haverá postergação de diálogo a não ser um rompimento imediato justificado porque a Casan está tendo tempo para resolver isso definitivamente”, garantiu o prefeito.
Trânsito em Chapecó
Questionado sobre a situação do estacionamento rotativo, João Rodrigues assegurou que o sistema que está em vigor no momento é provisório, e que a Prefeitura tem conhecimento de que transtornos foram registrados na implantação em função do aplicativo. “É importante que as pessoas saibam que não há mais no mercado outro tipo de sistema de gestão de estacionamento que não seja operado por aplicativo, o mundo está em constante modernização e qualquer estacionamento rotativo futuro será operado por aplicativos. Entendemos que havia falta de informação por parte da empresa e isso estava confundindo as pessoas, e nós cobramos para que melhorassem essa situação, que evoluiu e ainda precisa melhorar mais”, salientou João Rodrigues.
De acordo com o prefeito, será feita uma concessão do estacionamento rotativo em Chapecó, e a empresa que assumir a gestão a partir da licitação e assinatura de contrato terá que disponibilizar até do aplicativo, totens para pessoas que tenham dificuldades para o uso do aplicativo. O prefeito reforçou que o processo está em andamento, será finalizado em breve e que a empresa que está gerindo no momento foi contratada em caráter emergencial.