quarta-feira, dezembro 11, 2024
InícioEm Pauta com Anderson RodrigoQual a sua opinião sobre o trânsito em Chapecó?

Qual a sua opinião sobre o trânsito em Chapecó?

Recentemente muitos ouvintes das emissoras do Grupo Condá de Comunicação, a exemplo da Condá FM, enviaram mensagens relatando fatos cotidianos do trânsito em Chapecó. Um dos relatos mais frequentes é que vários motoristas não ligam o pisca, ou não dão a seta, quando precisam “dobrar” à direita ou à esquerda.

De fato dirigindo diariamente a gente observa algumas barbaridades, motorista que corta rótulas e assume o risco de causar acidentes por não querer fazer o contorno da rotatória, pessoas que param bruscamente no meio da rua sem ligar o sinal de alerta, motoristas no celular enquanto dirigem, demora para movimentar o veículo quando abre o sinal, entre outras situações.

Claro, não podemos deixar de mencionar que algumas ruas da cidade tem buracos que atrapalham a fluidez do trânsito. Nas rotatórias muitos condutores não respeitam o direto do outro e engatam longas filas em um único sentido.

- Continua após o anúncio -

Alguns acidentes são registrados por imprudência e falta de atenção no perímetro urbano, outros são ocasionados por motoristas que tentam desviar de algum buraco, ou seja, vários fatores além desses citados acima podem influenciar nas ocorrências de acidentes. Nos fins de semana é possível observar, e também pelos relatórios policiais enviados para a imprensa fica constatado, que há registros de motoristas que conduzem veículos sob efeito de bebidas alcoólicas ou entorpecentes.

É claro que existe a questão envolvendo o estacionamento rotativo que já foi tema desta coluna, inclusive. Dificuldade em operar o aplicativo da empresa responsável, pessoas que estacionam em vagas prioritárias e demais situações.

A Diretoria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana está melhorando a sinalização das vias do perímetro urbano em Chapecó, mas fato é que todos temos uma parcela de responsabilidade para a melhora do trânsito no município. O poder público precisa manter a manutenção e conservação das ruas e avenidas, e nós motoristas e pedestres devemos ter o compromisso de sermos prudentes, mantendo sempre o bom senso.

Todos nós deveríamos conhecer minimamente o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, para que tenhamos noção de nossos direitos e deveres como pedestres e motoristas. O que é preciso ficar claro é que nem tudo é direito, também temos deveres e ambos precisam ser observados.

Fotos: Prefeitura de Chapecó
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp