Em 25 de novembro comemora-se em todo o país o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída em junho de 1964, através do decreto Lei nº 53.988. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está preparando um dia especial para aqueles que ajudam a salvar vidas, nossos doadores de sangue.
A data foi celebrada nos Hemocentros de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Lages, Joinville, Criciúma e Joaçaba, e nas Unidades de Coleta, situadas em Tubarão e Jaraguá do Sul. Com o tema “Quanto mais eu dou, mais meu coração enche”, os doadores receberam homenagens com lanche especial, apresentações culturais e presentes, além de ações de divulgação de informações sobre a importância da doação de sangue e os requisitos para se tornar doador.
Em Chapecó
No Hemocentro de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, localizado na Rua São Leopoldo, no Bairro Esplanada, foi um dia muito especial. Além de receberem um lanche especial, os doadores também ganharam camisetas.
Conforme a facilitadora da captação de doadores, Onira Marolli, a necessidade é de todos os tipos sanguíneos, mas os principais são os que estão em falta no estoque é “O-” e “B-”positivo. “Agora fim de ano, o número de acidentes aumentam, por isso precisamos de um bom estoque de sangue. Também porque o número de doadores baixa nesse período”.
Os hemocentros abrem um sábado mensalmente, mas para manter o estoque em dia, a unidade de Chapecó vai abrir em dois sábados neste mês de dezembro, dia 10 e 17.
A Diretora da Hemosc, Sandra Michels Surdi, ressalta a importância de doar e porque esta dada é celebrada. “Quando você, é um ato voluntário, a qual gera um sentimento gratificante, pois é o bem gerado para vida de outras pessoas. Por isso, convido vocês a doarem e fazer parte dessa corrente do bem”.
Covid -19
Devido ao aumento do números de casos de Covid-19, umas das dúvidas mais frequentes é o período de espera para realizar a doação após a manifestação da doença. A enfermeira Melina Cecchin explicou que são 10 dias para quem contrário a Covi-19, sete dias para quem teve contato com a doença e sete dias para quem fez a vacina. “Já no caso de dengue, que também tivemos alguns casos, o paciente deve esperar quatro semanas após a cura”, explica.
Por que doar?
A doação é a retirada de aproximadamente 450ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador.
Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos e não prejudica a saúde. O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias que necessitam desse recurso.
Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
Quem pode doar
É necessário ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal.
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos e o candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg e ter repousado bem na noite antes da doação.
Agende sua doação
Atendimento de Segunda a Sexta-feira das 7h às 16h
Dias 16 e 17 de dezembro 2022 das 7h às 12h
Ligue: (49) 3700-6400 – Hemosc Chapecó
Local: R. São Leopoldo, 391 D – Esplanada, Chapecó – SC, 89812-565
Por Marcela Ramos