sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioSEGURANÇA PÚBLICAACIC alerta sobre golpe de cobrança extrajudicial em Chapecó

ACIC alerta sobre golpe de cobrança extrajudicial em Chapecó

Entenda o caso

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) alerta que não está encaminhando cobrança extrajudicial nem pedido de taxa única aos associados. Empresas do município, mais uma vez, estão sendo alvo de golpes.

As organizações têm recebido e-mails de golpistas que informam haver débitos em atraso de taxa única associativa. A entidade destaca a importância de as empresas estarem atentas a tentativas de golpes e de fazer o registro de denúncias às autoridades competentes.

Nesse golpe, a empresa recebe um e-mail como uma notificação de último aviso sobre as pendências da taxa única associativa, com informações do valor supostamente devido. Também discorre que, como não foi pago até a data do vencimento gerou custos adicionais e que a empresa teria se associado no dia de sua abertura, quando teria aceitado o valor da taxa. A correspondência eletrônica também informa um pix pelo qual pode ser feito o pagamento.

- Continua após o anúncio -

A assessora jurídica da ACIC, Márcia Paula Bonamigo, orienta que antes de qualquer atitude, é fundamental verificar a forma de cobrança realizada e as maneiras que a entidade utiliza para entrar em contato com as empresas: “Geralmente, os e-mails e mensagens de golpistas são mal escritos, têm erros de português e utilizam maneiras diferentes de cobrança das utilizadas pela entidade”.

Se a pessoa for vítima de algum golpe, outra orientação é fazer um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil. Dependendo do caso, a consulta a um advogado também é primordial para orientação da conduta a ser adotada, além de comunicar a instituição bancária. A assessoria jurídica dá algumas dicas básicas de prevenção a golpes que estão cada vez mais criativos e em número crescente:

  • desconfie sempre
  • observe procedimentos anteriores que foram adotados por parceiros de negócios, clientes, bancos e atente a procedimentos que trazem “novidade”
  • realize conferência das informações antes de procedê-las
  • eleja um responsável para tratar de dados e atualizações
  • clique apenas em links com origem e destino confiáveis
  • antes do pagamento, entre em contato com o efetivo credor para se certificar que está sendo efetuado pagamento a quem é devido
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se