
Na manhã deste sábado (10), na praça Coronel Bertaso, em frente à Catedral Santo Antônio no coração de Chapecó (SC), aconteceu o ‘esquenta’ para o 18º Acampamento Farroupilha. Conforme Gilnei Cris Ceccon, presidente do Conselho Fiscal e Diretor de Patrimônio da Associação Cultural Parque Farroupilha, manter viva as tradições gaúchas em Santa Catarina é motivo de orgulho para o povo chapecoense.
“Tendo em vista que nossa cidade foi colonizada por ‘balseiros’, ‘tropeiros’ e imigrantes, a maioria delas oriundas do Rio Grande do Sul, então para nós chapecoenses, cultivar a cultura gaúcha em solo catarinense é motivo de muito orgulho”, comentou Gilnei.
De acordo com Gilnei, atualmente o Acampamento Farroupilha de Chapecó é o segundo maior do Brasil e o maior fora do Rio Grande do Sul. Outro diferencial do evento chapecoense é que ele é o único do país com uma estrutura de galpões fixa. “Nas demais localidades do Brasil é montado e desmontado toda a estrutura, porém em Chapecó, a estrutura é fixa, onde os galponeiros utilizam os 55 galpões o ano todo”, explicou o presidente.
Além da importância cultural, o Acampamento Farroupilha é extremamente relevante para movimentar o comércio de Chapecó. Em número de visitantes, evento no Parque Farrupilha fica atrás apenas da feira da Efapi.
“Para a cidade, o Acampamento Farroupilha é muito importante. Além de movimentar o comércio local, ele tem um cunho cultural muito relevante. A maioria do povo chapecoense é oriunda do Rio Grande do Sul, ou tem familiares no ‘outro lado da sanga’, como chamamos o nosso rio Uruguai. Então relembrar as tradições gaúchas é um fato muito importante para o povo de Chapecó. Além disso, o Acampamento Farroupilha é o segundo maior evento da cidade em número de pessoas, atrás apenas da feira Efapi”, contou Gilnei.
Convite
Por fim, o presidente do Conselho Fiscal e Diretor de Patrimônio da Associação Cultural Parque Farroupilha, Gilnei Ceccon convidou os chapecoenses e todos os amantes da cultura gaúcha para prestigiar o 18º Acampamento Farroupilha em Chapecó.
“Convidamos a todos os munícipes chapecoenses e aos amantes da cultura gaúcha a se fazerem presente no Parque Farroupilha. Temos uma programação recheada, com apresentações artísticas, palestras culturais. Também temos um museu, que conta a história do tradicionalismo. Convidamos a todos para o 18º Acampamento Farroupilha, de 17 a 25 de setembro”, finalizou Gilnei.
Confira a programação completa do 18º Acampamento Farroupilha
17/09/2022: Jorge Guedes e Família / Integração Gaudéria
18/09/2022: 2ª Festa do Churrasco e Costelão / Grupo Recanto dos Pampas
19/09/2022: Grupo Quinteto Nativo
20/09/2022: Garotos de Ouro
21/09/2022: Tchê Guri
22/09/2022: Paulinho Mocelin
23/09/2022: Chiquito & Bordoneio
24/09/2022: César Oliveira e Rogério Melo / Ari Correia e Grupo Alma Querência
25/09/2022: 2ª Mateada do Parque Farroupilha / Grupo Herança de Galpão

