Neste mês de setembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae) é a beneficiada com a iniciativa “Troco Solidário” do Via Atacadista. Para ajudar em suas demandas de manutenção das atividades, a campanha também está em andamento na Havan, desde julho e que vai até dezembro.
A diretora da Apae, Nara Valiati, destaca que é importante que as informações sobre a campanha cheguem até as pessoas, para que possa dar a contribuição ao fazerem suas compras na Havan e no Via Atacadista em Chapecó.
Ela explica as necessidades que a instituição enfrenta: “Tivemos que fazer vários procedimentos prévios, na área de regularização das edificações antigas e também de acessibilidade nos espaços já existentes, custos esses que não estavam previsto e são bem consideráveis”.
O trabalho da Apae
Fundada em 29 de novembro de 1970, a Apae Chapecó tem como objetivo promover a reabilitação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e/ou transtorno do espectro autista e suas famílias. Para tanto, atua através de ações nos campos da assistência social, saúde e educação. Atualmente são atendidos 348 usuários, na faixa etária do nascimento até aos 82 anos.
Os recursos para a manutenção das atividades da Apae se originam de projetos encaminhados a instituições que destinam recursos a entidades sociais a fundo perdido, convênios com os governos federal, estadual e municipal, doações de pessoas e empresas, eventos organizados pela própria associação e verbas recebidas da justiça Federal, do Trabalho e Estadual.