Em razão dos atrasos no pagamento do Vale Alimentação e outras violações de direitos, o Sindicato dos Condutores e Trabalhadores do Transporte Coletivo de Chapecó (Sintroc), informou na manhã desta quinta-feira (11) a Auto Viação Chapecó, concessionária do transporte coletivo do município, que os trabalhadores podem paralisar a prestação de serviços a partir deste sábado (13).
A greve deve ser ratificada em Assembleia dos trabalhadores, que ocorrerá nesta sexta-feira (12), às 16h, em local a ser informado. A Prefeitura de Chapecó afirmou em nota que “está ciente da situação e vai buscar colaborar para um entendimento entre a concessionária e o sindicato”. A Administração Municipal também lembra que em caso de confirmação da greve, deve ser mantido um mínimo de 30% dos horários de lotação.
Já a Auto Viação Chapecó enviou uma nota mais extensa sobre o assunto:
A Auto Viação Chapecó, em virtude da possibilidade de movimento de paralisação em análise por parte do sindicato que congrega a classe dos motoristas, esclarece que tem procurado seguir seus compromissos conforme a legislação.
Infelizmente, em vista da situação financeira gerada pela defasagem entre o custo operacional e o valor da tarifa, além dos investimentos feitos anualmente na renovação da frota, a empresa ficou impossibilitada de fazer o depósito, na data de 10 de agosto, dos valores referentes ao vale alimentação.
Isso ocorre excepcionalmente e em decorrência estão sendo tomadas as medidas para levantar o valor necessário. Assim sendo, e entendendo não haver motivo para qualquer paralisação, ocorrem discussões com o sindicato laboral para evitar a suspensão do trabalho dos motoristas, de forma a não ocasionar transtornos à população usuária do transporte coletivo urbano.
Auto Viação Chapecó